101 candidatos foram presos neste domingo, afirma tse

De acordo com o balanço divulgado às 16h30, dos candidatos presos, três foram punidos por uso de alto-falantes, sessenta e três por boca de urna, dez por divulgação de propaganda, dez por transporte ilegal de eleitores, doze por corrupção eleitoral e três por outros motivos. O maior número de candidatos presos ocorreu no Estado de Minas Gerais (MG), com 25 prisões, seguido por Espírito Santo, com 12 candidatos presos.

Antes mesmo dos números finais desta eleição, o presidente do TSE garante que o número de infrações já é maior do que o registrado nas eleições presidenciais de 2006. Ayres Britto explicou que este aumento era previsível pois, além das eleições municipais serem mais disputadas, o número de eleitores aumentou nos últimos anos. “Têm mais corpo-a-corpo. Os candidatos e os eleitores se conhecem. Eleição é disputa”, disse o presidente do TSE.  


Britto ressaltou que a prática da boca-de-urna é crime. “O dia da eleição é o dia de deixar os eleitores em paz. O eleitor não pode ser assediado. É aquele momento único que as pessoas consultam sua consciência, conversam com seus próprios botões e comparece às urnas sem influência externa”.  


Ayres Britto, que avaliou como positivo e tranquilo o clima das eleições deste domingo, informou que 1.898 urnas eletrônicas apresentaram defeito e foram substituídas em todo País. O sistema manual de votação foi utilizado nos Estados de São Paulo e no Amapá. “A falta de energia foi responsável por grandes dos problemas enfrentados “


Urnas substituídas


Até as 16h30 deste domingo, 1898 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o País.  O número corresponde a 0,51% das 455 mil urnas distribuídas pelos 5.563 municípios onde ocorre pleito municipal hoje.


O Rio de Janeiro foi o Estado que apresentou o maior número de urnas defeituosas, com 303 substituições, até o momento. Os demais Estados que registraram falhas em urnas eletrônicas são: Acre (10), Alagoas (12), Amazonas (9), Amapá (18), Bahia (149), Ceará (130), Espírito Santo (24), Goiânia (63), Maranhão (92), Minas Gerais (221), Mato Grosso do Sul (11), Mato Grosso (13), Pará (17), Paraíba (79) , Pernambuco (78), Piauí (57), Paraná (137) e Rio Grande do Norte (29), Rondônia (13), Roraima (10) Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (138), Sergipe (21), São Paulo (246), Tocantins (16).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *