-- O corpo é muito flexível, passando a cabeça são capazes de se locomover pelo interior de canos, conduites e tubulações de diversos tamanhos.
-- Roem vários tipos de materiais considerados duros, entre eles madeira, tijolos, chumbo, alumínio etc.
-- Sustam a respiração até 3 minutos. Nadando dentro de um cano de esgoto podem facilmente penetrar numa residência através do vaso sanitário. São exímios nadadores, alcançando distâncias até 800 metros.
-- Sobem pelo exterior de canos e calhas verticais que estejam separados de uma parede até 7,5 cm de distância, apoiando as patas no cano e as costas na parede ou vice-versa.
-- Sobem pelo exterior de canos e calhas verticais que tenham até 9,5 cm de diâmetro, abraçando-se neles.
-- Caminham e equilibram-se sobre qualquer tipo de cano ou conduite horizontal.
-- Acedem a andares superiores de edificações, através do interior de canos e calhas com diâmetro entre 4 e 10 cm, usando para isso o apoio de suas patas e costas.
-- Pulam verticalmente cerca de 1 metro de altura, partindo do chão.
-- Cavam tocas verticais no solo podendo atingir até 1,25 metros de profundidade.
-- Não sofrem qualquer tipo de ferimento em quedas até 15 metros de altura.
-- Saltam horizontalmente até 1,2 metros de distância, partindo da imobilidade.
- Há mais de 1.700 espécies de ratos distribuídas pelo mundo, de ntre as quais cerca de 125 estão classificadas como pragas.
- A Organização Mundial da Saúde estima, para o desespero das mulheres, que haja cerca de três ratos por habitante no mundo, o que resultaria em cerca de 9 bilhões.
- Todo o estrago que os roedores fazem não se deve apenas à disputa por comida com os humanos, mas também ao facto de que eles precisam gastar os seus dentes de alguma forma, pois os mesmos crescem incessantemente.
- Camundongos são menores que ratos e também têm uma pelagem bem macia, nariz pontudo, olhos e orelhas arredondados e rabo fino e comprido. Esses pequenos ratinhos são encontrados no mundo inteiro.
- Ratos, assim como os esquilos, os coelhos e os hamsters, fazem parte de um grande grupo de animais chamado roedores, cujos representantes são todos mamíferos. Os roedores incluem muitos animais diferentes, que têm longos dentes frontais que nunca param de crescer. Eles têm que comer comida dura, como nozes, cereais e casca de árvores, para que o tamanho dos dentes não fique muito grande para a boquinha deles. Por isso é que passam a vida a roer!
- Quando os ratos estão a comer comida dura, seguram-na com as patas dianteiras. Depois limpam as patinhas e passam na cara e nos bigodes.
- Ratos e camundongos gostam de estar sempre limpos, lambendo-se exactamente como fazem os gatos.
- Todos os ratos e camundongos são nocturnos. Isso significa que eles dormem durante o dia e ficam acordados durante a noite.