O ânus é o orifício no final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes e gases intestinais .
Em zoologia, chama-se região anal (por exemplo, nos peixes, barbatana anal) à porção do corpo de um animalia onde está localizado o ânus.
No homem, trata-se de um músculo esfinctérico regulador da saída das fezes, que são constantemente "empurradas" pela musculatura lisa do intestino. Esta é uma região altamente erógena porque é uma passagem para as paredes intestinais que, manipuladas, estimulam a próstata. Na mulher, como também no homem, a região anal possui altíssima sensibilidade, o que pode ocasionar, com grande intensidade, prazer ou desconforto.
Sexualidade
Embora não seja a natureza do ânus, é costume de casais utilizarem este para fins sexuais, introduzindo o pênis, dedos, vibradores, entre outros. Devemos ressaltar que esta prática não é recomendável, tanto para a saúde da mulher ou do homem, tomando por base uma relação heterossexual. O ânus não possui nenhum tipo de estrutura que fabrique secreções lubrificantes, o que torna qualquer tipo de penetração no local bastante desconfortável. Contudo, já estão sendo disponibilizados lubrificantes anais à base de água. Caso um casal queira praticar sexo anal, deve fazê-lo com moderação para não prejudicar a musculatura do ânus, nem seus esfíncteres.
Outra precaução a ser levada em consideração é o uso de preservativos para o sexo anal, já que o interior do mesmo possui vários tipos de microorganismos e restos de fezes que podem causar infecções no pênis do indivíduo que exercer a penetração.
Fase anal da psicanálise
Em psicanálise, uma das fases do desenvolvimento infantil é chamada fase anal. Ocorrendo logo apos a fase oral, caracteriza-se pelo desenvolvimento do senso de ego e de poder, através do aumento da movimentação no ambiente. O nome vem do fato de ser a fase em que se desenvolve o controle dos esfíncteres.
Anatomia entre os sexos
Anatomia humana masculina