Capa Jornal Livre
Pesquise no Portal
339940 publicações 26083 colunistas cadastrados
MAIS SEÇÕES
Classificados
Notícias
Música
Sexo
Vídeos
Educação
Política
Negócios
Cinema
Agronegócio
Humor
Utilidade Pública
Autos | Trânsito
CANAIS

Biografia maurício de sousa


 



var sburl5960 = window.location.href; var sbtitle5960 = document.title; var sbtitle5960=encodeURIComponent("Maurício de Sousa"); var sburl5960=decodeURI("http://www.algosobre.com.br/biografias/mauricio-de-sousa.html"); sburl5960=sburl5960.replace(/amp;/g, "");sburl5960=encodeURIComponent(sburl5960); Desenhista paulista (27/10/1935-). Principal criador brasileiro de histórias em quadrinhos. Nasce em Santa Isabel, interior de São Paulo, e passa a infância e a adolescência em Mogi das Cruzes. Começa a desenhar ainda criança e se muda para São Paulo aos 17 anos para tentar uma vaga de desenhista na imprensa da capital.

Em 1954 inicia o trabalho como repórter policial da Folha de S.Paulo, função que exerce por cinco anos, antes de começar a publicar suas tiras no mesmo jornal. Os primeiros personagens são o Capitão Picolé, o Franjinha e seu cachorro Bidu. No início dos anos 60 lança a Turma da Mônica, com personagens como Cebolinha, Magali e Cascão, inspirados em suas filhas e em lembranças da infância.

Maurício de Sousa
Realiza também filmes comerciais e longas-metragens, como As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1985) e Mônica e a Sereia do Rio (1987). Tem seus quadrinhos distribuídos nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Seguindo os passos do norte-americano Walt Disney, monta uma empresa em que vários desenhistas executam idéias suas.

Faz dois Parques da Mônica, um em São Paulo e outro em Curitiba, no Paraná, e prevê a construção de outros no exterior. Em dezembro de 1998, é premiado no Festival Internacional de Animação em São Paulo. Para o ano 2000, planeja um programa diário de 30 minutos para a TV e um filme de animação para o cinema.

Salvar no:

Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Technorati!Furl!Yahoo!


 
Por Algosobre Assinar feed do autor
conteudo@algosobre.com.br

< Anterior   Próximo >
var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3C src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga ' type='text/java '%3E%3C/ %3E")); var pageTracker = _gat._getTracker("UA-248770-1"); pageTracker._initData(); pageTracker._trackPageview();


   Comentário(s) deste artigo   Total de 1 comentário(s).
eu adoro mauricio , por que ele cresceu com migo na miha infancia com as historias de quadrimhos ate hoje eu aimda leio


COMENTAR ARTIGO



   Educação



Não achou o que estava procurando?

Digite uma palavra-chave


CANAIS
Advocacia | Direito
Artes | Cultura
Cinema
Humor
Religião
Turismo
COMPRAS
Pesquisar produto
O Jornal Livre é uma rede de conteúdo aberto onde você compartilha seus conhecimentos: vídeos, artigos, notícias, entre outros. O uso deste site implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais do Jornal Livre. Os direitos autorais de todas as contribuições para o Jornal Livre pertencem aos seus respectivos autores.
Resolução Mínima de 1024x768 © 2007 - 2017.
Parceiros: Anunciar Grátis | Free Classifieds
Permuta Livre