Capa Jornal Livre
Pesquise no Portal
339940 publicações 26083 colunistas cadastrados
MAIS SEÇÕES
Classificados
Notícias
Música
Sexo
Vídeos
Educação
Política
Negócios
Cinema
Agronegócio
Humor
Utilidade Pública
Autos | Trânsito
CANAIS

Biografia miguel arraes


 



var sburl8792 = window.location.href; var sbtitle8792 = document.title; var sbtitle8792=encodeURIComponent("Miguel Arraes"); var sburl8792=decodeURI("http://www.algosobre.com.br/biografias/miguel-arraes.html"); sburl8792=sburl8792.replace(/amp;/g, "");sburl8792=encodeURIComponent(sburl8792); Político cearense com atuação marcante em Pernambuco (16/12/1917-). Miguel Arraes de Alencar nasce em Araripe, no Ceará, sétimo filho e único homem de uma família de pequenos agricultores. Em 1932 conclui o curso secundário em sua cidade natal e, em seguida, vai para o Rio de Janeiro estudar direito.

Com dificuldades para se manter na cidade, presta concurso para o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) no Recife, Pernambuco. Aprovado, começa a carreira de funcionário público. Entra na política em 1947, indicado para a chefia da Secretaria da Fazenda pernambucana pelo ex-presidente do IAA.

Em 1950 elege-se deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Assume novamente a Secretaria da Fazenda em 1959 e, no mesmo ano, vence as eleições para a prefeitura do Recife pelo Partido Social Trabalhista (PST). Chega ao governo do estado em 1962, apoiado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), e faz uma administração popular.

Miguel Arraes
É responsável, por exemplo, pelo Acordo do Campo, uma negociação entre as ligas camponesas e os usineiros que estende o salário mínimo aos trabalhadores rurais. Em 1964 é deposto pelos militares e vai para o exílio na Argélia. Só volta ao Brasil com a anistia, em 1979. Retoma a atividade política no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

É o deputado federal mais votado do Nordeste em 1980 e, quatro anos depois, torna-se governador de Pernambuco. Em 1990 deixa o PMDB e filia-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual se elege deputado federal no mesmo ano. De 1994 a 1998 ocupa pela terceira vez o cargo de governador de Pernambuco.

Salvar no:

Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Technorati!Furl!Yahoo!


 
Por Algosobre Assinar feed do autor
conteudo@algosobre.com.br

< Anterior   Próximo >
var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3C src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga ' type='text/java '%3E%3C/ %3E")); var pageTracker = _gat._getTracker("UA-248770-1"); pageTracker._initData(); pageTracker._trackPageview();


COMENTAR ARTIGO



   Educação



Não achou o que estava procurando?

Digite uma palavra-chave


CANAIS
Advocacia | Direito
Artes | Cultura
Cinema
Humor
Religião
Turismo
COMPRAS
Pesquisar produto
O Portal JL é uma rede de conteúdo aberto onde você compartilha seus conhecimentos: vídeos, artigos, notícias, entre outros. O uso deste site implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais do Portal JL. Os direitos autorais de todas as contribuições para o Portal JL pertencem aos seus respectivos autores.
Resolução Mínima de 1024x768 © 2007 - 2019.
Parceiros: Maior Site de Cursos Cursos Online | Anunciar Grátis Naara | Ageless | Café Marita | Desodalina 600mg | Naara Funciona | Naara Chocolate
Permuta Livre