Os jacarés ou aligatores são répteis da família Alligatoridae da ordem Crocodylia. São animais muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras. Com relação à dentição, o quarto dente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada.
Os jacarés habitam as Américas e desapareceram da Europa no Pliocénico. Na América do Norte ocorre exclusivamente o género Alligator. Sua carne é muito apreciada por paraenses.
Gastronomia
A carne de Jacaré tem sido uma iguaria muito apreciada em países asiáticos, sobretudo na Tailândia e Vietnam. No Brasil, tem sido incentivado a criação em cativeiro visando a exportação sobretudo no estado do Mato Grosso (Pantanal), onde existe o único frigorífico na América Latina certificado nesse tipo de carne.
O gosto da carne assemelha ao do frango, sendo a do jacaré um pouco mais forte. Ja há no mercado hamburguers de carne de jacaré, além de nuggets e até pizza.
O jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) é um jacaré da Amazônia, encontrado em pequenos riachos no interior da floresta. Tal espécie mede cerca de 1,5 m de comprimento, focinho comprido e estreito e cauda relativamente curta. Também é conhecido pelos nomes de curulana e jacaré-curuá.
O jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus) é um jacaré do norte da América do Sul. É encontrado na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Vive principalmente próximo de correntes rápidas, mas vive também em águas pobres em nutrientes.
É a menor espécie da família dos aligatores alcançando apenas 1,5 metros de comprimento. Os jacarés-anões juvenis alimentam-se de invertebrados, enquanto que os adultos comem peixes e invertebrados. Abriga-se em tocas durante o dia. Põe ovos num ninho de terra que eclodem ao fim de cerca de três meses.