Capa Jornal Livre
Pesquise no Portal
339940 publicações 26083 colunistas cadastrados
MAIS SEÇÕES
Classificados
Notícias
Música
Sexo
Vídeos
Educação
Política
Negócios
Cinema
Agronegócio
Humor
Utilidade Pública
Autos | Trânsito
CANAIS

Confinamento de bovinos


 



O que é?

Confinamento é o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais ficam restritos em piquetes ou currais, sendo, alimento e água fornecidos no cocho. Bons produtos de confinamento são obtidos de animais sadios, fortes, de ossatura robusta, musculosos e de gordura suficiente para dar gosto à carne.
Um dos pontos importantes dentro de um confinamento é o seu gerenciamento. A compra dos animais e a alimentação do gado possuem um custo muito alto, então, muito cuidado e, competência, deve ser empregada no momento da compra.


Vantagens do confinamento:

- Redução do tempo de criação dos animais;
- Otimização do uso da área da propriedade;
- Utilização das áreas de pastejo para outras categorias animais;
- Giro de capital;
- Animais com carcaças mais desejáveis;
- Melhor controle da produção;
- Maior possibilidade de homogeneizar o lote de animais;
- Elevada produção de adubo orgânico;
- Utilização de subprodutos para alimentação dos bovinos.


Custos do Confinamento


O custo mais elevado dentro desse sistema de produção é o animal, devido a isso, deve ser realizada uma escolha criteriosa do rebanho a ser confinado, levando - se em conta aspectos como desempenho do animal. Também temos os gastos com alimentação animal, que se mal realizado, poderá acarretar em grandes prejuízos econômicos ao confinador.

Outros custos, com mão de obra e sanidade, manutenção de equipamentos e impostos representam no total, uma quantia pequena, porém devem ser considerados e controlados para que não se tornem um problema para o produtor, onerando assim o seu sistema de produção.


O software Landsoft.Net oferece uma ferramenta completa para controlar os custos da sua produção pois permite um acompanhamento de todas as etapas do confinamento, passando ao produtor informações precisas sobre a sua produção animal.

Veja como funciona o confinamento 2008 do Landsoft.Net:

Primeiramente, devem ser dadas as entrada dos animais no confinamento, e para isso é necessário que esses animais sejam pesados, identificados e valorizados.
O software permite total integração com dispositivos móveis e tecnologias de identificação eletrônica, o que torna o fluxo de informações entre o campo e o lançamento dos dados no sistema mais rápido e preciso.

As pesagens feitas com o uso da balança eletrônica são transferidas diretamente para o Pocket PC, bem como a identificação do animal feita através da Tag Eletrônica. Esses dados se cruzam e alimentam diretamente o banco de dados do Landsoft.Net  ao sincronizar os dados.

Ao realizar esse processo totalmente automatizado o produtor evita eventuais erros de anotação de campo e digitação , garantindo maior transparência nos resultados da produção. Veja o esquema de coleta de dados e inserção no sistema na imagem ao lado.


A forma como o animal vai ser valorizado fica a critério do usuário e pode ser definida com o preço da arroba de mercado ou a partir do valor de custo acumulado do animal desde o seu nascimento.


Exemplo de pesagem e identificação do animal no software Landsoft.Net


Os custos fixos do confinamento como energia elétrica, salário dos funcionários, entre outros devem ser rateados pelo número de animais do confinamento para que o sistema possa calcular corretamente o custo final da produção.


Durante o confinamento, são ministradas as dietas dos animais, que consistem na mistura do volumoso com o concentrado. A fórmula da ração é lançada no software e os tratos devem ser lançados por local e rateados entre os animais existentes. Todos os custos da produção constarão no relatório de resultados, por isso é importante que todos os dados sejam inseridos corretamente no sistema.



Fórmula de ração calculada no Landsoft.Net


Ao final do confinamento, deve ser dada a saída dos animais, e assim como na entrada, devem ser feitas a pesagem, identificação e valorização. Após a inserção dos dados no software usando o Pocket PC, o sistema já recebe as informações e automaticamente faz os cálculos do resultado da engorda, gerando um relatório final conforme mostra a imagem ao lado.
O relatório final do confinamento pode ser emitido com diversos filtros a serem definidos pelo usuário, permitindo a seleção por local, trato, período e também o resultado individual de cada animal. Clique na imagem abaixo para visualizar um exemplo de relatório de resultado do confinamento.


Exemplo de um relatório final do confinamento. Clique na imagem para ampliar.


COMENTAR ARTIGO



   Animais



Não achou o que estava procurando?

Digite uma palavra-chave


CANAIS
Advocacia | Direito
Artes | Cultura
Cinema
Humor
Religião
Turismo
COMPRAS
Pesquisar produto
O Jornal Livre é uma rede de conteúdo aberto onde você compartilha seus conhecimentos: vídeos, artigos, notícias, entre outros. O uso deste site implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais do Jornal Livre. Os direitos autorais de todas as contribuições para o Jornal Livre pertencem aos seus respectivos autores.
Resolução Mínima de 1024x768 © 2007 - 2017.
Parceiros: Anunciar Grátis | Free Classifieds
Permuta Livre