O sistema nervoso dos animais vertebrados é frequentemente dividido em Sistema nervoso central (SNC) e Sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central consiste no cérebro e na espinha dorsal. O sistema nervoso periférico consiste em todos os outros nervos e neurónios que não possuem vínculo com o sistema nervoso central.
1-Cérebro
2-Sistema Nervoso Central
3-Sistema Nervoso Dorsal
O sistema nervoso periférico é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo.
1. O sistema nervoso somático é o responsável pela coordenação dos movimentos do corpo e também por receber estímulos externos. Este é o sistema que regula as actividades que estão sob o controle consciente.
2. O sistema nervoso autónomo é dividido em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico.
-
O sistema nervoso simpático responde ao perigo iminente ou stress, e é responsável pelo batimento cardíaco e pela pressão arterial, entre outras mudanças fisiológicas, juntamente com a sensação de excitação que se sente devido ao incremento de adrenalina no sistema.
-
O sistema nervoso parassimpático, por outro lado, torna-se evidente quando a pessoa está descansando e sente-se relaxada, e é responsável por coisas tais como a constrição pupilar, a redução dos batimentos cardíacos, a dilatação dos vasos sanguíneos e a estimulação do sistema digestivo.
-
O papel do sistema nervoso entérico é cuidar de todos os aspectos da digestão, do esófago ao estômago, intestino delgado e cólon.
Quadro síntese:
Sistema Nervoso nos Vertebrados
Periférico |
Somático |
Autónomo |
Simpático |
Parassimpático
|
Entérico |
Central / Principal |
TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é formado por células nervosas, os neurónios, e por fibras nervosas.
NEURÔNIO
É a célula ou unidade estrutural e funcional do tecido nervoso. É uma célula muito especializada. Os neurônios são responsáveis pela recepção e transmissão de estímulos do meio interno e externo.
As propriedades de excitabilidade e condução são as bases das funções do sistema. Excitabilidade é a capacidade que lhe permite responder a estímulos. A condutibilidade significa que, uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação, o impulso nervoso, como uma corrente eléctrica transmitida ao longo de um fio condutor.
O neurônio típico tem uma forma alongada e ramificada. É formado por:
Do corpo celular emergem finos prolongamentos: os NEURITOS.
Os neuritos podem ser subdivididos em DENDRITOS e AXÓNIOS.
DENDRITES
São prolongamentos geralmente muito numerosos e ramificados. Actuam como receptores de estímulos e conduzem impulsos até ao corpo celular (aferentes).
AXÓNIO
São prolongamentos longos. Actuam como condutores dos impulsos nervosos do corpo neuronal (eferentes).
O axónio está envolvido por 2 tipos celulares. A célula de Scwann é um dos tipos celulares que o envolvem, encontrada apenas no Sistema Nervoso Periférico. Forma a bainha de mielina de um axónio do SNP. A bainha de mielina é o invólucro do axónio que actua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso. O Nódulo de Ranvier um estrangulamento, região de descontinuidade da bainha de mielina.
