Troca de genes entre espécies diferentes  Os seres vivos são estruturas complexas que necessitam de um plano para direcionar sua construção e funcionamento.

O “plano” está contido nos genes, enquanto os blocos construtivos e funcionais são as proteínas. Como a formação das proteínas é determinada pelos genes, dizemos que os genes especificam as proteínas.

Sabemos hoje que os genes apresentam basicamente a mesma organização e o mesmo funcionamento em todos os seres vivos. Atualmente, com o desenvolvimento da genética, somos capazes de identificar um determinado gene e manipulá-lo.


Os genes localizam-se nos cromossomos contidos no interior dos núcleos celulares e são formados por um tipo especial de molécula orgânica denominada ácido desoxirribonucléico (DNA).

Tanto as moléculas de DNA como as moléculas de proteínas são formadas por subunidades.

 
No DNA, as subunidades são os nucleotídeos e nas proteínas, os aminoácidos. A seqüência de nucleotídeos e de aminoácidos são colineares, isto é, os nucleo-tídeos no DNA estão arranjados em uma ordem correspondente a ordem dos aminoácidos na proteína que ele especifica.