UM ESPORTE COMPLETO

São inúmeros os benefícios do karatê para o seu praticante, sejam adultos, jovens, idosos ou crianças.  Estes benefícios são dividinos no plano biológico,  no psicomotor  e no e no plano afetivo-social.

BIOLÓGICO

A prática do karatê ativa as grandes funções orgânicas, veja alguns dos resultados:

  • Ossos mais resistentes;
  • Aumento da capacidade pulmonar;
  • Coração forte e vasos sanguíneos resistentes;
  • O gasto calórico entre 500 e 800 calorias equilibra o percentual de gordura corporal;
  • Etc.

PSICOMOTOR

Os movimentos complexos do karatê, exigem do raciocínio motor tão quanto uma conta matemática, fazendo melhorar a inteligência em outras áreas de conhecimentos.  Também fazem parte das aulas de karatê, técnicas de correção postural e técnicas de como cair sem acidentes.

AFETIVO –SOCIAL

O karatê é conhecido por seus conceitos de comportamento, respeito e disciplina.   Por este motivo, crianças hiperativas, inquietas, com história de falta de limites ou agressividade são encaminhadas, por médicos e educadores, às aulas de karatê.

A verdade é que o Karatê é uma arte de origem oriental e incorpora alguns princípios de uma cultura milenar, apresentando fins educativos, como: a valorização do bom relacionamento interpessoal, respeito mútuo, caráter, disciplina, persistência e auto-controle.

 

Este sítio visa oferecer àqueles que iniciam o aprendizado do karate-do, um suporte técnico que, apesar de tratar de conhecimentos básicos. pretende ultrapassar o senso comum do fazer-por-fazer e estimular o iniciante na busca de aprendizado - o por que fazer.
Outro objetivo é apresentar o karate-do como uma prática que transcende o limite do dojo, que vai alé das técnicas de auto-defesa, sendo o desenvolvimento do auto-conhecimento, do auto-controle, da auto-disciplina, da auto-confiança, enfim, a formação do caráter, aspectos relevantes que são contemplados pela sua prática.
Apresentamos um bibliografia básica que pode auxiliar na busca que, esperamosm não seja passageira mas seja um caminho a ser percorrido por toda a vida no qual pode beneficiar-se o jovem e o idoso, a mulher e o homem, o forte e o fraco, enfim, todos aqueles que vivenciam o karate-do.