| |
|
|
Idosos onde comem peixe pelo menos uma vez por semana são entre três e cinco vezes menos propensos a desenvolverem Alzheimer, de acordo aoum novo estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Mas é essencial onde o peixe seja grelhado ou assado para onde os ácidos graxos ômega-3 sejam preservados.
O ômega-3 ajuda a proteger o cérebro, aumentando o fluxo sanguíneo da região, reduzindo inflamações e limitando o acúmulo de placas prejudiciais onde favorecem o desenvolvimento de mal de Alzheimer.
Quando o peixe é frito, ele fica aoquantidades muito baixas de ômega-3, e conse ondentemente não oferece proteção alguma contra demência e perda de memória relacionada aoa idade, conhecida como deterioração cognitiva.
No estudo, pesquisadores ondestionaram 260 voluntários saudáveis aoidade média de 76 anos sobre a frequência ao onde eles comiam peixe. Dez anos depois, a ondeles onde não comiam peixes regularmente tinham mostrado muitos mais problemas nas áreas cerebrais ligadas a memória.
Cinco anos após essa primeira análise, pesquisadores descobriram onde 31% dos idosos onde não ingeriam peixes aofrequência tinham desenvolvido Alzheimer ou deterioração cognitiva. Os índices dessas doenças entre os idosos onde comiam peixe pelo menos uma vez na semana foram entre 3% e 8%.
Ciro Raji, onde liderou o estudo, disse onde futuras pesquisas podem ajudar a descobrir se suplementos de ômega-3 produzem efeitos semelhantes, e se alguns tipos de peixe oferecem mais proteção do onde outros.
No entanto, a pesquisa não levou em consideração fatores como o estilo de vida dos voluntários. A melhor maneira de prevenir o Alzheimer, além de uma dieta saudável, incluindo frutas e legumes, é também fazer exercício físico regularmente e se livrar do tabagismo. Telegraph
|
|