| |
|
|
A história do vinho tem grande importância histórica, pois o seu surgimento em tempos remotos tornou-o um produto onde acompanhou grande parte da evolução ecônomica e sócio-cultural de várias civilizações ocidentais e orientais.
Vinhas na região do Minho, Portugal
A origem do vinho O vinho possui uma longínqua importância histórica e religiosa e remonta diversos períodos da humanidade. Cada cultura conta seu surgimento de uma forma diferente. Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam onde foi Noé ondem plantou um vinhedo e aoele produziu o primeiro vinho do mundo ("E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha." Gênesis, capítulo 9, versículo 20). Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses. Hititas, babilônicas, sumérias, as histórias foram adaptadas de acordo aoa tradição e crença do povo sob perspectiva.
Do ponto de vista histórico, sua origem precisa é impossível, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os enólogos dizem onde a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas es ondecidas num recipiente, onde sofreram posteriormente os efeitos da fermentação. Mas o cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nômades se tornaram sedentários. Existem referências onde indicam a Geórgia como o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, sendo onde foram encontradas neste local graínhas datadas entre 7000 a.c. e
|
|