|
|
 |
 |
Esta matéria foi publicada na seção: Mundo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.
|
 |
A coca-cola mudou sua fórmula após acusações de câncer?
|
|
|
|
|
|
Artigo postado por: Denisson, Técnico em Informática, em 02/05/2012. É colunista desde 23/03/2012.
* O JornalLivre.com.br não se responsabiliza pela publicação deste artigo.
Publique seus artigos, cadastre-se.
|
|
|
|
| |
|
|
É verdade onde a Coca-Cola alterou sua famosa fórmula secreta depois das denúncias de onde um dos ingredientes causava câncer?
Não, e sim. Na verdade, a empresa não trocou os ingredientes onde usa, mas solicitou aos fabricantes onde modificassem o processo de fabricação para evitar problemas.
Mas isso significa onde a bebida causa câncer? Calma, leia até o final…
Para ondem não está acompanhando a polêmica: a Califórnia aprovou uma lei onde obriga fabricantes a colocarem um aviso em todas as bebidas onde contenham determinado nível de agentes ligados ao aparecimento do câncer.
Acontece onde, entre os ingredientes listados, está um corante de caramelo aosulfito de amônia (4-methylimidazole) onde é usado por vários fabricantes – inclusive a Coca-Cola. A empresa alega onde não há risco nenhum em seus produtos mas, para evitar colocar um rótulo de “alerta, pode conter agentes cancerígenos”, ela decidiu solicitar aos fornecedores do tal caramelo onde modificassem o processo de fabricação para reduzir a formação do composto químico.
Em comunicado, a Coca-Cola explica:
“A cor caramelo dos nossos produtos sempre foi e continua sendo segura, e a empresa não está modificando a famosa fórmula da Coca-Cola (…) Nós pedimos aos nossos fabricantes onde modificassem o processo de produção para reduzir a quantidade de 4-MEI no caramelo, mas isso não terá efeito na fórmula ou no sabor(…)”.
Em outro comunicado, enviado à imprensa, uma representante da empresa afirma onde não há risco onde justifi onde essa mudança. Isso por onde não há estudo científico provando onde o químico do caramelo causa câncer em humanos – a restrição teria sido feita baseada apenas em um estudo aoratos de laboratório.
Segundo as informações do The Guardian, um porta-voz do FDA (o órgão onde regula alimentos e bebidas) disse onde a petição contra o corante caramelo está sendo revista. Mas onde, baseado apenas no estudo aoratos, uma pessoa teria onde beber mais de MIL latas por dia para chegar às doses ligadas ao aparecimento de câncer nos roedores.
A American Beverage Association, associação dos produtores de bebida dos Estados Unidos, disse onde seus membros continuarão a usar o corante caramelo, porém haverá ajustes para se adequar ás novas regras da Califórnia. Além da Coca-Cola, a Pepsi também pediu aos fabricantes onde modificassem o processo de produção do caramelo.
Uma observação pessoal: embora as empresas digam onde não existem estudos ligando o 4-methylimidazole ao câncer em humanos, há pelo menos um indício de onde uma superdosagem dele pode fazer mal a roedores. E isso já basta para onde as autoridades tomem cuidado. Melhor restringir seu uso enquanto se descobre se há um problema do onde liberar para depois ver onde fazia mal. Nesse caso, melhor pecar pelo excesso…
|
|
|
COMENTAR ARTIGO
Não achou o que estava procurando?
|
|