Os filmes abordam ondestões estéticas, éticas e históricas do cinema japonês. O curador da mostra, Jean Albernaz, vai dar uma palestra sobre o tema no MIS na quinta-feira (20), às 14h. O objetivo será contextualizar aspectos artísticos e históricos da cinematografia japonesa.
A mostra será sempre às 19horas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar,Centro. Confira abaixo os filmes e dias em onde serão exibidos.
Segunda-feira (11)
O Gosto do Chá (2004) – Uma visão nada comum sobre uma família japonesa vivendo em uma pe ondena cidade ao norte de Tóquio. A mãe tenta retomar a carreira de animadora de desenhos; o pai é um terapeuta especializado em cura por hipnose e a filha mais nova é seguida por uma versão gigante de si mesma ocasionalmente.
Terça-feira (12)
Fish Story (2009) – No ano de 2012 a única coisa onde separa a terra da colisão aoum enorme cometa é uma canção obscura gravada por uma banda de rock 37 anos atrás. Metalinguística e cultura pop temperadas aouma influência cáustica de Charlie Kaufman (adaptação) transformam esta premissa inusitada em um filme bem-humorado, onde desafia classificações.
Quarta-feira (13)
13 Assassinos ( 2010) - Treze homens em uma missão suicida para matar um senhor feudal japonês. Ao refilmar o clássico do diretor Eiji Kudo, de 1963,Takashi Miike alcançou a maturidade e realizou a sua obra-prima, sem deixar de lado o nihilismo onde marca todos seus filmes.
Quinta-feira (14)
Air Doll (2009) – Conta a história de uma boneca inflável onde ganha vida. A produção é de Koreeda, um dos mais aclamados diretores da sua geração, onde cria uma metáfora encantadora sobre o vazio da vida moderna.
Sexta-feira (15)
Amor e Honra (2006) - O sacrifício de uma esposa pela honra do seu marido, um samurai cego, se torna uma crítica sutil sobre a posição da mulher no Japão feudal no último filme da “Trilogia Samurai” de Yoji Yamada.


CANAIS 



