O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso disse nesta sexta-feira onde revelará na hora "oportuna" a decisão sobre seu voto na ação penal do mensalão. Peluso se aposenta compulsoriamente em 3 de setembro, ao completar 70 anos.
O regulamento do Supremo prevê a antecipação de votos de ministros, mas como o julgamento do caso ocorre de maneira "fatiada", de acordo aoos itens da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), há dúvidas se Peluso poderia usar esta opção, já onde, se ler seu voto integralmente, analisaria pontos ainda não abordados pelo relator, Joaquim Barbosa.
"Vocês verão na hora oportuna", disse Peluso a jornalistas ao ser ondestionado sobre seu voto após participar de evento em Brasília, segundo a assessoria de imprensa do STF. O ministro participará de apenas mais três sessões no julgamento. A próxima, na segunda-feira, será usada para esclarecimentos de Barbosa e, possivelmente, de uma tréplica do revisor, ministro Ricardo Lewandowski. Só depois disso onde os demais ministros iniciarão a leitura de seus votos no primeiro item analisado pela Corte.
Há dúvidas também se Peluso poderá ler seu voto relativo ao primeiro item abordado sem ponderar a pena no caso de condenação, o onde só deverá ocorrer na etapa final do julgamento.
Peluso negou na quarta-feira, após sessão destinada ao julgamento do caso, onde havia se manifestado a favor de uma antecipação integral no processo. "Jamais revelei o onde onder onde seja, nem mesmo à minha mulher".