Me chamou a atenção ao ligar o computador nesta madrugada (através de uma leve insônia rs...) ver na primeira página de um site de notícias uma matéria sobre beleza entitulada "A era da estética". A matéria se refere a busca pela beleza que temos vivído neste últimos tempos. Na tentativa de ficar de bem com o espelho, mulheres de todas as faixas etárias e um número crescente de homens procuram os consultórios de cirurgia plástica. Lipoaspiração,silicone,lipoescultura, cirurgias de rejuvenecimento facial e etc...Todos estão "entrando na faca".

Nunca ouve tanta procura por cirugiões plásticos como temos nos dia de hoje.

Realmente os filósofos estão certos, esta é a era da estética.Mas existem pessoas que acabam pagando mais caro que alguns reais ou dólares. A um tempo atráz vi uma reportagem de uma mulher, mãe de família, que foi a um consultório fazer uma plástica no rosto pois iria a um casamento no mês seguinte. A cirurgia lhe custou a vida: ela morreu na mesa de cirurgia. O que seria um simples retoque para ir a um casamento com uma aparência mais jovem, se tornou tragédia familiar.Também foram notícia casos de modelos que morreram por anorexia, jovens viciadas em pílulas para imagrecer,a "moda" da bulimia e etc. Vemos estes casos e tantos outros casos idênticos e similares que aconteceram pelo brasil e pelo mundo. As pessoas não aceitam as marcas do tempo e querem se encaixar nos padrões atuais de beleza a qualquer custo. Todos querem a "fórmula da juventude" e estar de bem com o espelho e com o gosto da era, mas permitem que velhos problemas na alma  e na mente permaneçam os mesmos por anos. Com isso tudo quero dizer que sou contra cirurgia plástica? Claro que não. Em certos casos, a cirurgia plástica é útil para recontituição em acidentes e para corrigir defeitos ou formas no corpo que causam certo tipo de constrangimentos e até atrapalham relacionamentos. Tudo que é feito com bom senso é válido. Mas o assunto que quero tratar aqui é outro. Assim como os filósofos estão certos a respeito da "era da estética" em que vivemos essa busca pela beleza a qualquer custo, os profetas também estavam certos quando dizem que "não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" (Salmos 14.1-3).

Alguén perguntaria: Que relação esse assunto tem com Deus e espiritualidade? Eu responderia com outra pergunta: O que é buscar a Deus se não buscar sentido para si mesmo e para a vida já que Ele é o Criador de todas as coisas e o único capaz de sondar a alma e o ser interior? A Palavra de Deus é como um espelho para alma revelando todas as suas imperfeições (Tiago1.23-24). As pessoas buscam a beleza exterior custe o que custar, seja em dólar, real, euro ou libras esterlinas. Mas não há ninguén que busque custe o que custar a Sabedoria para viver a Vida com propósitos e sentido no interior do ser.

Não há quem busque mergulhar para dentro de si e encarar seus medos e monstros internos expondo-os a Luz da Verdade para que possam libertar-se e estabelecer o equilíbrio e a paz no ser.
As pessoas tem buscado ficar bem com o espelho mas isso não quer dizer estar de bem com a Vida. Podem estar cada vez mais belas por fora, mas muita das vezes desvanescendo e morrendo por dentro. Podemos adicionar a tudo isto não só a estética corporal mas o exibicionismo humano no que diz respeito ao conhecimento, a ciência, a posição social e a ostentação dos bens.Vivemos também a "Era do exibicionismo intelectual" e "A era do materialismo".  Conhecimento e intelectualismo que não leva ao Amor ao próximo e ao entendimento do que é a Vida mas ao ensoberbecimento intelectual e às guerras. Posição social e riquezas que não geram solidariedade em quem as possui, mas sim orgulho, cobiça e ganância. Sobre tudo isto a Palavra nos alerta: "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos...", "Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens -não provém do Pai, mas do mundo". E assim caminha a humanidade. Mas bem alertou o profeta:" Toda humanidade é como a relva, e toda a sua glória como a flor da relva; a relva murcha a cai sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre" (Isaías40.1-6). Tudo vai passar.

A nossa beleza vai passar e quando menos esperarmos, não seremos mais jovens nem cheios de beleza e de vigor. A marcas do tempo virão. Mas se ouvirmos a voz de Deus hoje e atentarmos para sua Palavra, ele nos garante Vida Eterna e um Espírito jovem, consciente, sadio e alegre por toda a Vida e renovação diária no homem interior. Como disse o escritor de Provérbios: "O coração alegre aformoseia o rosto".

O Mundo, sua glória e sua beleza passarão, mas as Palavras do Criador jamais passarão.

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração (HB 4.12)



Que nesta era possamos colocar nossa alma "na faca", para que tudo se faça novo e fique mais bonito dentro de nós e para que possamos dicernir o que é melhor.

Pense.