Introdução a Podemos enterrar o CO2 no oceano?

Para cada galão de gasolina que queima, um carro libera aproximadamente 20 kg de dióxido de carbono (CO2) fonte: United States Dept. of Energy (em inglês). Com 531 milhões de carros espalhados pelo mundo (em 2002), uma quantidade muito grande de CO2 foi liberada muito rapidamente na atmosfera fonte: World Watch (em inglês). Isso sem mencionar o carbono resultante de todas as usinas termelétricas a carvão, de florestas vazias, de estrume de gado das fazendas e de outras fontes. No total, são emitidos cerca de 6 bilhões de toneladas métricas de CO2 a cada ano fonte: U.S. Dept. of Energy.

Galeria de imagens de poluição (em inglês)

Power plants emitting carbon dioxide
Ermal Meta/AFP/Getty Images
Usinas termelétricas, como esta em Sérvia e Monetenegro, contribuem para os 6 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono emitidas a cada ano

Não é que a Terra não possa lidar com um pouco de dióxido de carbono. Não é porque as pessoas não podem respirar CO2 puro, que isso significa que ele seja ruim. As plantas adoram a substância, usando o dióxido de carbono como combustível para a fotossíntese e emitindo o precioso oxigênio como resíduo. A fotossíntese é uma parte do ciclo do carbono, um dos processos biogeoquímicos da Terra.

Por meio desse processo, o carbono existente no planeta é espalhado de um lugar para outro. O solo, os oceanos e a atmosfera, todos armazenam carbono temporariamente. Ao longo do caminho, organismos vivos ingerem CO2, fazendo efetivamente deles depósitos.

Mas o que acontece quando o supérfluo se torna excessivo? Realmente não sabemos o que acontecerá se os estoques de carbono eventualmente transbordarem, como pode acontecer devido à taxa acelerada da liberação de dióxido de carbono. De qualquer os índices de poluição no mundo inteiro são grandes e causam vários problemas de saúde.

Parado, o seu carro não gera o dióxido de carbono para a atmosfera. Ele estava armazenado no óleo extraído do solo e na gasolina refinada a partir dele. Mas, queimando o óleo para a produção de energia, os motoristas liberam o CO2.

Então, se estamos liberando muito CO2 na atmosfera, não podemos simplesmente capturá-lo e armazená-lo em algum lugar? Em partes, é sim, possível, por exemplo, com o reflorestamento. Conheça na próxima página alguns outros planos para fazer exatamente isso.