QUEM CORRE ATRÁS...CHEGA ATRÁS!

Márcio Nobre - Palestrante da J.A.Nobre Consultores Associados - www.janobre.com.br

Durante vários anos fui um assíduo telespectador de corridas de Fórmula 1.Nas manhãs ou madrugadas de Domingo eu me encontrava diante do televisor para acompanhar um dos maiores ídolos que o nosso país já viu, Airton Senna. Eu e outros tantos milhões de pessoas tínhamos esse mesmo rito Dominical para acompanhar a uma pessoa obstinada, perseverante e extremamente determinada em conquistar seus objetivos.

Um brasileiro como nós, gente nossa, uma extensão de nós capaz de tremular a nossa bandeira nos quatro cantos do mundo.

Em uma das tantas corridas que assisti, tive o prazer de observar um feito ímpar e que até hoje não creio que foi igualado. Com problemas no carro, Aírton Senna resolveu largar dos "boxes" para que durante a volta em que os veículos e pilotos apresentam-se ao público,os mecânicos de sua equipe pudessem realizar os reparos necessários para que o seu carro ficasse em condições de competir.

Dada a largada, Aírton saiu atrás de mais de 20 pilotos e realizou uma das corridas mais espetaculares na história do automobilismo. A cada curva, em cada reta, em cada volta, a determinação, a habilidade e o ímpeto fizeram com que Senna reduzisse a diferença de seus adversários, conquistasse posições e ao término recebesse a bandeirada em primeiro lugar.Realmente Senna era uma pessoa diferenciada, capaz de feitos dessa grandeza. Porém essa situação era como comentei um caso ímpar. Aírton chegou em muitas corridas na frente, mas o fez porquê largou na frente. Tanto que seu recorde de "pole-positions" vigora até hoje. Ele preparava-se para chegar na frente, largando na frente.

Sempre que apresento Seminários ou realizo "Workshops",procuro obter dos participantes o máximo de informações a fim de identificar o perfil de cada um, justamente para que eu possa dar o melhor de mim nas trocas que estes tipos de eventos permitem. Entre muitas informações que capto, ouço algumas frases com uma considerável freqüência e uma das mais presentes me faz lembrar a situação da corrida que descrevi.

Os participantes seguidamente comentam "...eu corro atrás...", "...é preciso correr atrás...", "...estamos sempre correndo atrás..."

Imediatamente respondo, "Quem corre atrás, chega atrás. Até hoje só vi o Senna conseguir chegar na frente correndo atrás". "Corram à frente!".

Como assim, correr à frente???

Correr à frente é estar preparado para todas e quaisquer situações do nosso dia-a-dia. Correr à frente é pensar e agir de maneira pró-ativa. Quem corre atrás é reativo, quem corre atrás sai atrasado e se não for um Senna, dificilmente chegará na frente. As pessoas sempre dizem que querem crescer, que querem desenvolver-se, mas o que realmente o fazem para que isso aconteça. Se eu faço as mesmas coisas de sempre, conseqüentemente obterei o mesmo resultado de sempre. Se eu quero obter resultados diferentes, eu preciso fazer diferente.

Correr atrás é lugar comum, correr à frente é fazer diferente, é fazer a diferença. É a busca por novos resultados, por novas alternativas e por novos caminhos que nos possibilitam ir ao encontro das conquistas.

<!--if !supportEmptyParas--> <!--endif-->

Pare por alguns instantes e reveja todas as coisas que você deixou de fazer. Se você identificar algo que você deixou de fazer, é porque você vive no grupo de quem corre atrás. Coloque um ponto final nisso e insira-se na elite dos vitoriosos. Decida-se por isso!

O 1o. de Maio de 1994 foi o dia em que vivenciamos a perda do protagonista de nossas manhãs e madrugadas de Domingo. Entre muitos momentos felizes e mensagens que ele nos deixou, quero resgatar uma que simboliza a sua determinação. Essa mensagem foi encontrada na primeira página de uma de suas agendas: "Sua meta é ser o melhor em tudo o que você fizer!"

O que você tem feito é o melhor que pode fazer???

Correr atrás é o melhor que pode ser feito???

Você pode pensar"...eu sei de tudo isso...", "...não é nenhuma novidade pra mim..." Ótimo, muito bem, mas ter ciência dos fatos não representa a solução. A solução está em acr na sua capacidade e em fazer as coisas acontecerem. Você é capaz, basta acr, preparar-se e posicionar-se à frente. A pró-atividade é uma habilidade a ser praticada e desenvolvida por todos que buscam a melhoria em seus resultados. Algo a ser valorizado em nossas ações e a ser adotado como um guia para nossos projetos, para nossos planos.

Olhe além das montanhas, visualize além do horizonte e certamente você se posicionará no lugar em que os vencedores ocupam na largada para as suas conquistas, esse lugar é à frente.