a constituição de uma professora a partir da reflexão do proprio trabalho





























Autor: Ivanda Alexandre Pereira
[pt] A (des)constituição de uma professora a partir da reflexão do proprio trabalho pedagogico, ou, da provisoriedade das certezas pedagogicas
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Data de Defesa: 2003-08-18
Resumo: [pt] Este trabalho tem por objeto o meu próprio trabalho nos anos de 1999 e 2000. Meu universo de pesquisa é a sala de aula, lugar em que sou a professora e sou a pesquisadora. Impõe-se para mim narrar e compreender o meu esforço em ser professora diante das precárias condições de trabalho do/no cotidiano de escolas públicas no município de Campinas. Impõe-se a mim, portanto, compreender o meu desenvolvimento a partir do contato com as crianças e a partir da reflexão que fui fazendo na condição de pesquisadora. As reflexões que possibilitaram compreender meu desenvolvimento, se configuraram com outras vozes que se ancoraram nos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e suas implicações metodológicas de pesquisa. Em interlocução com Vigotsky, Bakhtin e outros pesquisadores, discuto uma concepção de homem/mulher e de ser professora como ser que significa e se constitui em condições sociais específicas de produção.
[en] This text has for aim the reflection about my teacher´s activities during 1999 and 2000. The focus of my research is the classroom where I am the teacher and, at the same time, the researcher. The analysis that I carried out took me to describe and to understand my effort of being a teacher in the precarious conditions of daily work in public schools in the city of Campinas. Therefore, I try to understand my professional development from the contact with the pupils and the reflections that I was producting in that researcher condition. The reflections that made possible to understand my development was configured along other voices and it was based in the cultural historical perspective and its methodological implications for research. Interlocuting with Vigotsky, Bakhtin and other researchers I point out a conception of man/woman and a conception of being teacher that signifies and constitutes himself in a specific social conditions of production.
Titulação: Mestre em Educação
Contribuidor(es): Guilherme do Val Toledo Prado

Assuntos: [pt] Professores
[pt] Compreensão
[pt] Sujeito (Psicologia)
[pt] Ambiente de sala de aula
[pt] Identidade
Documentos Digitais: Download Arquivo

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