A função alimentar das plantas


















Todos os seres vivos precisam de água e energia, mas enquanto os animais retiram a energia dos alimentos que comem, a maioria das plantas fabrica o seu próprio alimento.


Coordenação de Maria Carlos Reis


Qual a diferença entre os animais e as plantas, em relação à alimentação?


Tal como os animais, também as plantas se alimentam, embora os processos de obtenção do alimento sejam bastante diferentes entre os dois tipos de organismos.


Qual o processo que as plantas utilizam para fabricarem os seus alimentos?


A fabricação dos alimentos nas plantas dá-se através de um processo denominado por fotossíntese.
Se decompuseres a palavra fotossíntese ficas com:


FOTOSSÍNTESE = FOTO + SÍNTESE
…………………….= (luz) + (construção)


o que significa “construir coisas com luz”!
Todos os seres vivos precisam de água e energia, mas enquanto os animais retiram a energia dos alimentos que comem, a maioria das plantas fabrica o seu próprio alimento.


De acordo com o tipo de nutrição (alimentação), os seres vivos são classificados de autotróficos ou de heterotróficos. Autotróficos são seres que podem produzir os seus próprios alimentos a partir da matéria mineral. São também chamados de produtores. É o caso das plantas verdes. Heterotróficos são os seres que, não podendo sintetizar as suas substâncias orgânicas, utilizam os alimentos elaborados por outros organismos. Por isso têm de procurar e reconhecer o seu alimento, pelo que são dotados de mobilidade e de um sistema nervoso que não existe nas plantas. São também chamados de consumidores. É o caso dos animais.


CURIOSIDADE

As plantas que comem animais

Algumas plantas têm apetência por animais vivos, especialmente insectos. Este alimento suplementar, provavelmente, ajuda-as a viver em solos pobres. São as plantas carnívoras. Elas atraem as suas vítimas a armadilhas mortais. Utilizam sucos digestivos para digerirem os corpos das suas vítimas (transformando-os em líquidos), de modo a conseguirem absorvê-los depois.


As plantas que roubam

Algumas plantas não conseguem fabricar os seus próprios alimentos. Em vez disso roubam-nos a outras plantas. Podem mesmo matar as plantas das quais se sustentam. Estas plantas chamam-se parasitas.


VOCABULÁRIO

. Matéria mineral (= matéria inorgânica) – produtos que fazem parte da constituição das rochas do solo e que não fazem parte da matéria viva.
. Sintetizar – fabricar.
. Substâncias orgânicas – produtos que fazem parte da constituição dos seres vivos. Por isso incluem os materiais originados por eles (ex. Dejectos), e os materiais derivados de organismos mortos.
. Mobilidade – capacidade de se deslocar.
. Sistema nervoso – conjunto de órgãos dos animais, do qual faz parte o cérebro, que é responsável por coordenar todos os fenómenos que se passam no interior do organismo.
. Apetência – apetite.
. Plantas carnívoras – plantas que se alimentam de animais.
. Sucos digestivos – líquidos que são segregados por órgãos do aparelho digestivo (glândulas digestivas), que actuam na transformação dos alimentos (é o caso da saliva, do suco gástrico, do suco intestinal, da bílis e do suco pancreático).
. Parasita – organismo que se associa a outro ser vivo, o organismo hospedeiro, para dele retirar benefícios, prejudicando-o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *