A geografia da colômbia

Geografia da Colômbia


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA


Colombia encontra-se no cone sul do continente americano, ocupando uma extensão de 1.141.748 quilômetros quadrados. Tem fronteiras com o Panamá, Venezuela, Brasil, Peru e Equador, sendo o único país da América do Sul banhado pelo Atlântico e o Pacífico.


Ao leste da Colombia localizam os Planícies Orientais, enquanto ao sul o Amazonas ocupa quase a terceira parte do território nacional. A parte oeste da Colombia (cerca de 45%) é montanhosa, formada por três cordilheiras, que descem até o sul da Região do Caribe, e conhecida como Ocidental, Central e Oriental. As três unem-se na região conhecida como Nariño, ao sudoeste do país. A Cordilheira Ocidental, com mais de 1.100 quilômetros. é a mais baixa das três e vai paralelamente às costas do Pacífico. A Cordilheira Central está considerada como uma extensão da Cordilheira dos Andes, sendo a mais alta e a mais vulcânica. A Cordilheira Oriental é a maior e mais comprida, atravessando o país de norte a sul. Entre estas cordilheiras encontra-se o Vale de Cauca e o Vale de Madalena, onde correm os rios de mesmo nome, unindo-se ao norte e desembocando em Barranquilla. Além destas cadeias montanhosas encontra-se a Serra Nevada de Santa Marta, com os picos mais altos da Colombia em Simon Bolivar e Cristovão Colombo, com 5.770 metros cada.


Esta variedade geográfica faz da Colombia um país muito rico em contrastes. Em um “reduzido território” encontrará montanhas e selva, sem esquecer os 33 Parques Nacionais, os mais de cinco Santuários de Flora e Fauna e importantes Reservas Naturais, tudo um paraíso terreno.


Administrativamente a Répública da Colombia divide-se em 32 estados e o Distrito Especial de Bogotá. Cartegena (chamada Cartegena das índias, na época colonial), localiza-se ao norte da região de Bolivar, nas magníficas costas do Caribe. A região caribenha extende-se ao longo de 1.600 quilômetros, desde as densas selvas de Dáren ao oeste, na fronteira com Panamá, até o Deserto. de Guajira ao leste, fronteira com a Venezuela. A região divide-se em seis sub regiões, irrigadas por sete rios naturais únicos como a Serra Nevada de Santa Marta, com as mais altas formações montanhosas próximas ao mar. Por outro lado, na região do Caribe, localizam-se sete Parques Nacionais, como são o Parque Nacional Tayrona ou o Parque Nacional Los Katios, e os silenciosos vulcões em Arboletes, cerca de Barranquilla. Não tem que esquecer-se dos arquipélagos de Santo André e Providência, e as numerosas ilhotas situadas no Mar Caribe.


FLORA E FAUNA


Colombia é um verdadeiro édem e seus habitantes pregonizam, quando afirmam que o país possui a maior concentração de variedades de plantas e animais de todo o mundo. E não exageram, porque em Colombia está classificado cerca de 120.000 variedades de plantas e mais de de quinhentas variedades de aves. Na região Amazônica existem mais de 200 espécies de mamíferos, 600 espécies de aves, 200 classes de répteis e 600 espécies de peixes.


Sua diversa vegetação compreende a selva tropical da região amazônica, os úmidos prados do norte, os pântanos, os arbustos da região de Guajira e os mangues do litoral do Pacífico, sem esquecer das pradarias das bacias dos rios Cauca e Madalena e os bosques tropicais.


Na Colombia existem 33 Parques Nacionais, 6 Santuários de Flora e Fauna, 2 Reservas Naturais e área única, conhecida como Los Estoraques. Todos eles representam 8% do território nacional. As tendências apontam para a extensão da rede dos parques nacionais.


Neste paraíso habitam jaguares, porco do mato, veados, ocelotes, tatus. Tatu, anacondas, numerosas variedades de peixes, diversas classes de ursos, flamingos, gaivotas, urubus e centenas de espécies a mais. Por outro lado, a abundante rede fluvial e suas costas do Atlântico e Pacífico, convertem o país em uma das reservas de vida marítima mais importante do mundo.


A região do Caribe caracteriza-se pelas pantanos (terrenos alagados de água e umidade, pantanoso e com limo, um sedimento de material fino), as lagoas, excelentes pastos para o gado vacinado, além serem ótimos criadores da vida marítima. Na região cultivam diversos frutos e hortaliças como mangostino, cacau, sapoti e coco, entre outras.


Nas imediações de Cartagena, em uma área de 10 quilômetros quadrados encontra-se o Parque Nacional Ilha do Rosário, constituido por pequenas ilhas coralinas, onde a vida marítima é abundante. As mais importantes são as Ilhas do Rosário, Ilha Grande, Ilha Areia e Ilha do Tesouro, que destacam-se mais de 25 pequena ilhotas. O arrecife de coral que rodeia a Ilha do Rosário é um dos mais extensos e magníficos do Caribe colombiano, comparável ao das ilhas de Santo Andrés e Providência, situadas a 750 quilômetros das costas columbianas.


Fonte: www.rumbo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *