A história de ernest solvay

Ernest Solvay foi um químico indústrial belga. Nasceu em Rebecq no dia 16 de abril de 1838, e faleceu em Ixelles no dia 26 de maio de 1922.
Rebecq é um município da Bélgica localizado no distrito de Nivelles, província de Brabante Valão, região da Valônia.

Uma enfermidade o impediu de ir a universidade, por isso foi trabalhar numa indústria química do seu tio com a idade de 21 anos. Idealizou vários métodos de purificação de gases , porém ficou conhecido principalmente pelo desenvolvimento de um método para a produção de carbonato de sódio ( conhecido como “barrilha” ou “soda” ) que melhorava o existente método Leblanc (desenvolvido por Nicolas Leblanc ), e pela invenção da Torre Solvay de carbonatado (na qual uma solução de sal de amoníaco podia ser misturado com dióxido de carbono). Adquiriu a sua primeira patente para a produção de “soda” em 1861.

Em 1863 construiu sua primeira fábrica em Couillet, onde terminou de aperfeiçoar seu método em 1872. Em 1890 já havia fundado empresas em diversos paises estrangeiros e, em 1900, 95% da produção mundial de soda era proveniente do processo Solvay. Atualmente cerca de 70 fábricas operam utilizando o processo.

Processo industrial desenvolvido por Ernest Solvay para obtenção da barrilha (Na2CO3), no final do século dezenove. Baseia-se na pequena solubilidade do bicarbonato de sódio a baixas temperaturas, e usa uma grande coluna absorvedora de gás.

CaCO3(s) + 2NaCl(s) → Na2CO3(s) + CaCl2(s) (reação global)

Inicialmente, o calcário é calcinado (usa-se as vezes conchas):

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

Então, é preparada a salmoura:

2NaCl → 2Na+(aq) + 2Cl-(aq)

É adicionado o CO2 produzido antes e amônia, na torre de absorção.:

2NH3 + 2CO2(g) + 2H2O(l) → 2NH4+ + 2HCO-3(s)

Esta concentração de íons bicarbonato precipita o produto de interesse, que é filtrado:

2HCO3-(aq) + 2Na+(aq) → 2NaHCO3(s)

Como a amônia gasta na precipitação é cara, esta deve ser recuperada, o que se faz pela adição da cal produzida antes:

CaO + H2O → Ca2+(aq) + 2OH-(aq)

2NH4+ + 2OH-(aq) → 2NH3(g) + 2H2O

A reciclagem da amônia continua o processo, sendo eventuais perdas repostas com amônia comercial.

O bicarbonato de sódio deve ser aquecido para retirar o resíduo de amônia e para produzir a barrilha, sendo o CO2(g) reaproveitado na precipitação. Se o bicarbonato é o produto desejado, é adicionado CO2(g) sem amônia, invertendo a reação.

2NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(vap)

No mundo, o Processo Solvay está caindo em desuso. Atualmente obtêm-se a barrilha a partir de minério de trona. No Brasil, o processo solvey ainda é utilizado porque o país não possui minas de trona.

Conferência de física de 1911, onde Ernest Solvay é o terceiro sentado da esquerda para a direita

Com este êxito Solvay adquiriu uma riqueza considerável, que utilizou para diversos propósitos filantrópicos, incluindo a fundação de vários institutos internacionais de pesquisa científica em fisiologia (1893 ), sociologia (Universidade de Bruxelas, 1902), física (1912) e química (1913). As conferências sobre física de Solvay eram particularmente reconhecidas por seu papel no desenvolvimento das teorias da mecânica quântica e a estrutura atômica.

Foi eleito em duas ocasiões como Senador belga e no final da vida como Ministro de Estado.
Conferência de física de 1911, onde Ernest Solvay é o terceiro sentado da esquerda para a direita

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *