A mais famosa instituição financeira de nova iorque é a new york stock exchange

Finanças e comércio
NASDAQ, uma das principais bolsas de valores do mundo.
NASDAQ, uma das principais bolsas de valores do mundo.

Nova Iorque sedia maiores empresas de finanças dos Estados Unidos do que qualquer outra cidade no país. Bancos, empresas de empréstimos, seguradoras e outras corporações financeiras em Nova Iorque empregam no total cerca de 500 mil pessoas. Ao contrário da indústria de manufatura na cidade, que está em declínio, o setor financeiro de Nova Iorque oferece um número de postos de trabalho que gradualmente aumentam com o passar do tempo. Os bancos de Nova Iorque estão entre os maiores do mundo.

A mais famosa instituição financeira de Nova Iorque é a New York Stock Exchange (Bolsa de valores de Nova Iorque), localizada na Wall Street, no centro financeiro da cidade. A New York Stock Exchange, ou simplesmente NYSE é a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, e possivelmente a mais influente do mundo. A NASDAQ e a American Stock Exchange (Bolsa de Valores Americana) também estão sediadas na cidade, ambas no centro financeiro.

[editar] Manufatura

Nova Iorque é o terceiro maior centro industrial dos Estados Unidos, perdendo somente para Los Angeles e Chicago. Cerca de 17 mil fábricas estão instaladas na cidade, mais do que qualquer outra cidade americana, que empregam cerca de 450 mil trabalhadores. As mais importantes indústrias da cidade são a fabricação de roupas e a fabricação de material publicitário.

A maior parte das fábricas que produzem roupas estão localizadas em Manhattan, ao sul da Times Square. Aproximadamente 120 mil pessoas trabalham nesta indústria.

A cidade de Nova Iorque é o líder nacional na fabricação de material publicitário (imprensa), que incluem revistas e jornais. A indústria de fabricação de material publicitário emprega cerca de 93 mil pessoas, e cerca de um sexto desta indústria no país está sediada em Nova Iorque.

Além da fabricação de roupas e tecidos e a fabricação de material publicitário, outra indústria forte na cidade é a construção; cerca de 87 mil pessoas trabalham na construção de casas e prédios, anualmente.

Outras indústrias na cidade são a produção de tecidos, produtos químicos, alimentícios e maquinário.

[editar] Mídia
A sede da NBC.
A sede da NBC.

Nova Iorque é o principal centro de comunicação em massa da América do Norte. É a cidade que mais sedia companhias de mídia e comunicações do país.

Três jornais diários são publicados na cidade, todas com reputação internacional – a New York Daily News, a New York Post (o jornal mais antigo da cidade) e a New York Times. A New York Times (circulação diária de 1,6 milhão de exemplares) é um dos jornais mais reconhecidos internacionalmente, e é muitas vezes usado como fonte de informações por outras companhias de imprensa.

Além destes três jornais, muitos outros, de caráter comunitário, e voltado a uma certa faixa da cidade, são impressos na cidade. Jornais publicados em outros idiomas – especialmente espanhol, italiano, chinês, russo, polonês e grego – possuem grande circulação na cidade. Outro jornal especial é o Wall Street Journal, voltado especialmente para a economia. A circulação diária de 2,1 milhões de jornais torna o Wall Street Journal o jornal mais lido nos Estados Unidos.

A maioria das grandes editoras de revistas dos Estados Unidos também estão sediadas em Nova Iorque. É a cidade que possui mais editoras e agências de publicidade do país.

Nova Iorque possui cerca de 60 estações de rádio e televisão. Três das quatro grandes empresas de televisão pública dos Estados Unidos possuem seus quartéis-generais na cidade: A ABC, a CBS, a NBC e a FOX. Nova Iorque possui uma indústria de filmes que é obscurecida pela aquela de Hollywood, Los Angeles. Mesmo assim, os bilhões de dólares gerados pelo uso comercial de filmes em Nova Iorque fazem com que a cidade seja o segundo maior centro da indústria cinematográfica dos Estados Unidos e da América do Norte (superada apenas por Los Angeles).

[editar] Educação

Nova Iorque possui o maior sistema de educação pública e privada dos Estados Unidos da América.

[editar] Escolas

O distrito escolar de escolas públicas da cidade é administrado pelo prefeito. Este indica um oficial especializado (chamado oficialmente de superintendente de educação pública), que examina o sistema educacional da cidade e então indica oito membros (de um total de 13) do Conselho de Educação da Cidade de Nova Iorque. Os outros cinco membros são escolhidos pelos presidentes de cada uma das cinco regiões da cidade, e precisam ser pais de estudantes estudando no sistema escolar público da cidade.

O Conselho de Educação da Cidade de Nova Iorque controla um total de 960 escolas, que são responsáveis pela educação de mais de um milhão de estudantes.

[editar] Bibliotecas
A Low Memorial Library, localizada na Universidade Columbia, a mais antiga da cidade.
A Low Memorial Library, localizada na Universidade Columbia, a mais antiga da cidade.

As bibliotecas municipais de Nova Iorque são administradas por três órgãos públicos diferentes: A New York Public Library System é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Manhattan, Bronx e Staten Island. A Brooklyn Public Library é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Brooklyn, e a Queens Borough Public Library atende o distrito de Queens. No total, são aproximadamente 200 bibliotecas municipais.

Além das bibliotecas municipais, Nova Iorque possui mais de mil bibliotecas que são administradas por escolas, universidades, faculdades e outras empresas privadas. Muitas destas bibliotecas são altamente especializadas. Um exemplo é a Biblioteca Dag Hammarskjöld, localizada na sede da ONU, especializada em livros que tratam primariamente sobre relações internacionais e paz mundial.

[editar] Educação superior

A maior universidade da cidade é a Universidade Cidade de Nova Iorque (City University of New York), que é pública e chega a ser uma das maiores do mundo, atendendo a um total de 220 mil estudantes. A Universidade Columbia é a mais antiga instituição de ensino superior da cidade, e que é privada, tendo sido criada como Kings College (Colégio do Rei) em 1754. Outras universidades importantes são a Universidade Nova Iorque (New York University), Universidade Fordham (Fordham University) e a Universidade de São João (St. Johns University), todas instituições privadas e as duas últimas católicas.

Além dessas universidades, Nova Iorque possui muitas outras instituições de ensino superior, em boa parte especializadas ou para pequeno número de alunos tais como Barnard College, uma escola superior de “artes liberais” que somente oferece graduação para mulheres, a Universidade Rockefeller (Rockefeller University), voltada para o ensino e pesquisa médica de ponta, Juilliard School, famosa conservatório de música, teatro e dança, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *