A novela alta estação

Alta Estação foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record, de autoria de Margareth Boury, ex-colaboradora de Carlos Lombardi em telenovelas e minisséries da Rede Globo.
Índice
[esconder]

* 1 Dados técnicos
* 2 Sinopse
* 3 Elenco
o 3.1 As crianças
o 3.2 Personagens Secundários
* 4 Curiosidades
* 5 Trilha sonora
* 6 Ligações externas

[editar] Dados técnicos

* Emissora: Rede Record – 18h30
* Estréia: 17 de outubro de 2006
* Final: 1 de junho de 2007
* Número de capítulos: 160
* Escrita por: Margareth Boury e Cláudio Simões
* Colaboradores: Ana Jansen, Ingrid Zavarezzi e Renata Dias Gomes
* Diretores: Régis Faria e João Camargo
* Direção geral: João Camargo
* Direção geral de teledramaturgia: Hiran Silveira

[editar] Sinopse

A trama gira em torno de seis amigos, todos universitários, sendo que alguns já estão no meio do curso e outros acabaram de entrar na faculdade. São eles: Bárbara, Eduardo, Renata, Ricardo, Flávia e Caio todos entre dezoito e vinte e quatro anos. Vamos vir de Diamantina com a Bárbara, que segue para o Rio de Janeiro atrás de um grande amor e com ela, vamos conhecer os outros cinco protagonistas e viver com eles momentos de adrenalina, de riso e de descobertas. A chegada da maturidade junto com a tal da responsabilidade.

Além do romance, tem muita comédia, muita ação e conflitos que, de uma maneira ou de outra, acabam se resolvendo. A novela não tem trama fechada: tudo pode acontecer com eles, com seus amigos, com seus pais e com quem mais estiver no barco.

Jonys bar será também em estúdio, no RecNov, e é lá o ponto de encontro da turma e o lugar em que as conversas, as crises, as emoções, decepções e alegrias acontecerão.

[editar] Elenco

* Ariela Massotti …. Bárbara Carvalho – Menina doce, frágil, linda e ao mesmo tempo forte e determinada. Apaixonada desde pequena por Eduardo, vai ao Rio de Janeiro atrás dele. Se decepciona por ele não lembrar direito dela, mas acaba conhecendo um outro cara, Ricardo, que é seu monitor na faculdade. Ficará dividida entre os dois amigos.
* Daniel Aguiar …. Eduardo Pereira – Um cara sedutor, bonito, surfista e que pratica esportes radicais. Ele leva a vida numa boa, sem responsabilidades, e parece que isso desperta o interesse das meninas. Por não saber dizer não quando o assunto é mulher, vai se meter em muita confusão.
* Lana Rodes … Flávia Viana – Uma jovem doce e forte, sempre corre atrás de seu objetivos, faz faculdade de Direito e ama a sua mãe acima de tudo, é responsável, mas depois de se apaixonar por Samuel largará tudo para poder ficar com o seu amor. É super amiga de Bárbara e Taíssa, dando sempre muitas broncas nelas, por não pensarem do seu modo, tem um estilo bem despojado e hippie, o que mais atrai os garotos e canta sempre muito bem.
* Vergniaud Mendes …. Ricardo Garcia – Rapaz inteligente, gentil, carinhoso e atencioso. Quase formado em biologia, é monitor do curso na faculdade. Todas as meninas da universidade o admiram. Vai se apaixonar por Bárbara quando a conhecer e irá lutar por ela, mesmo que para isso tenha que se desentender com o amigo Eduardo.
* Guilherme Boury …. Caio Campos – É um cara bonito,extrovertido mais mulherengo que ao conhecer Renata se apaixona, mais vai ter que lidar com isso porque sua ex namorada Clara vai fazer de tudo pra acaba com esse amor.
* Andréia Horta …. Renata Lima – É uma garota muito estudiosa e perfeccionista, às vezes chamada por seus amigos de neurótica. Tem medo de se apaixonar e quer sempre ter total controle sobre tudo ao seu redor. Vai se apaixona por Caio.
* Nathalia Rodrigues …. Taíssa – Menina decidida, fiel, mimada e carente. Começa a história como namorada de Eduardo e quando conhece Bárbara fica muito amiga dela.
* Ângelo Barbosa …. Samuel Estrada – Seu sonho é ser cantor. Trabalha no “Jonys Bar”, é atrapalhado e leva muita bronca do gerente do bar, Zen. Finge que não gosta de Flávia, mas sente alguma coisa a mais por ela.
* Fábio Lago …. Zen (Zenildo) – Gerente do “Jonys Bar”, é um rapaz do bem. É amigo de todos, simpático e despreocupado. Adora uma fofoca e é muito curioso.
* Cássia Linhares …. Ana Lúcia Castro – É vizinha das meninas da faculdade. Divorciada, é uma produtora de moda muito bonita. Fica amiga de Bárbara, Renata e Flávia.
* João Vitti …. Gustavo – Quarentão boa pinta, é consultor de empresas bem sucedido. Vive os prazeres da maturidade e nunca se casou. É tio de Eduardo e embarca nas aventuras do sobrinho.
* Roberto Pirillo …. Olavo Carvalho – Advogado bem sucedido em Diamantina, interior de Minas Gerais. Pai de Bárbara, ele é um homem que leva muito a sério as tradições familiares. Leva um choque quando sua filha vai morar no Rio.
* Eliete Cigarini …. Bianca Carvalho – Casou-se muito cedo com Olavo e logo se tornou mãe de Bárbara. Quando a filha vai embora, descobre que não tem nada em comum com o marido.
* Cláudia Alencar …. Lalá (Laila Viana). Mãe de Flavia, é uma mulher moderna, descolada. Criou a filha sem limites. Briga muito com Flávia, mas a ama acima de tudo. É assessora de imprensa de uma multinacional.

[editar] As crianças

* Matheus Costa …. Tiago
* Lucas Cotrin…. Vinícius Campos
* Rhani Seda …. Fernanda Campos
* Ana Beatriz França …. Kalu
* Peter Brandão …. Guinho
* Daniela Pinto …. Isa

[editar] Personagens Secundários

* Mauricio Ribeiro …. João Pedro
* Felipe Cardoso …. Pedro Ivo (Pepeu)
* Marinna Lopes …. Mariana / Débora
* Larissa Machado …. Clara
* Camilo Bevilacqua …. Arthur Campos
* André Mattos …. William
* Jorge Pontual …. César
* Rocco Pitanga …. Lucas
* Cínthia Rosa …. Heloísa
* Mirela Payola …. Bruna
* Cíntia Moneratt …. Denize (Bonitona)
* Gregório Duvivier …. Umberto
* Raquel Fabbri …. Maria Cristina
* Rejane de Moraes …. Julieta
* Priscilla Rozenbaum … professora de dramaturgia de Caio
* Victor Hugo …. apresentador do debate
* Carmem Frenzel …. Regina (síndica do prédio das meninas)
* Carol Galvão …. Vivi
* Léo Fuchs …. André
* Marcus Mello …. Marcos
* Norma Benguell …. Yolanda
* André Bankoff …. Júlio

[editar] Curiosidades

* A história, inspirada no cotidiano de jovens universitários, contava de forma bem-humorada a rotina de um grupo de seis amigos – três rapazes e três moças – envolvidos com problemas típicos da idade, como carreira e paqueras. Apesar de descartar qualquer semelhança com “Malhação”, Margareth não negou que a novela tenha ganho várias pinceladas de séries americanas como “The O.C.”, “Friends” e “Felicity”.

* O cenário principal era o apartamento da organizada Renata, interpretada por Andréia Horta. Órfã de pai e mãe, a mocinha racha o aluguel do local com as amigas, a tímida Bárbara e a maluquinha Flávia, respectivamente Ariela Massoti e Lana Rodes. A casa das garotas vive cheia de amigos. Entre eles estão o descolado Caio, o certinho Ricardo, o conquistador Eduardo, Samuel e Zen. “O Zen é o gerente de um bar que eles freqüentam, e o Samuel é um dos garçons”, adianta Ângelo.

* Andréia Horta considera Renata a “mãe” do grupo. “Ela odeia bagunça, gosta de dar ordens”, descreve. Já Flávia, a “neo-hippie”, é para lá de ingênua. “Ela fala coisas de forma séria, mas os amigos caem na risada”, diverte-se. E a boazinha Bárbara completa o trio das garotas. “Ela abandonou o curso em Diamantina e veio para o Rio atrás de Eduardo, que é seu amor”, conta Ariela Massotti, que participou de “Bang Bang”, da TV Globo, e hoje está na novela das 18h da mesma Globo, Ciranda de Pedra.

* A telenovela foi drasticamente cortada. Era para durar 4 temporadas, mas a Rede Record a tirou do ar por causa da baixa audiência, que se deveu em parte à própria Record, que mudou a trama de horário diversas vezes, quase todas sem aviso. A trama foi ao ar em vários horários entre 18h e 19h25.

* Devido aos capítulos exibidos em janeiro e início de fevereiro de 2007 serem muito curtos (cerca de 25 minutos), os resumos chegaram a estar cerca de duas semanas adiantados. No dia 15 de janeiro, a trama foi ao ar em 20 minutos, por causa da cobertura do acidente nas obras do metrô em São Paulo.

* O nome da protagonista “Bárbara”, foi escolhido por que Margareth e Claudio Simões, os escritores, tem sobrinhas com esse nome.

* William, nome do personagem de André Mattos, que se dizia parente do taxista Padilha de Prova de Amor (interpretado pelo mesmo ator), é a forma inglesa de Guilherme. Aliás, o personagem entrou em janeiro de 2007 e saiu já em abril, se mudando para a Bahia. Ele disse que ia “seguir os caminhos do coração”. Era uma referência à trama dos mutantes, na qual ele interpretaria Pachola. Já nas últimas semanas, Pepeu também fez uma referência velada à trama (tanto Tiago Santiago quanto Margareth Boury eram colaboradores de Carlos Lombardi na Globo), dizendo aos seus alunos que a biologia molecular ia ser assunto de novela.

* Zenildo, o Zen, é baiano de Ilhéus também em homenagem ao seu intérprete, o ilheens Fábio Lago, que ganhou destaque nacional com o filme Tropa de Elite (2007), interpretando um personagem chamado… Baiano.

* A novela também teve referências a músicas antigas, como o verso “Agora não tem jeito, cê tá numa cilada” (Como Eu Quero, Kid Abelha), dito por Ricardo para Bárbara no final de um capítulo, e “Quem um dia irá dizer que não existe razão pras coisas do coração?” (Eduardo e Mônica, Legião Urbana), que Caio disse para Renata na última semana. Aliás, eles passaram a ter mais destaque nas últimas semanas, quando passaram a namorar, tendo até tantas cenas quanto os protagonistas.

* Guilherme Boury é filho de Margareth Boury. Ele disse à Minha Novela de 10 de novembro de 2006 que não era protegido pela mãe e nem se intrometia no trabalho dela. Também falou que a convivência com ele (Margareth é mãe de dois adolescentes, um dos quais ele) e seus amigos a ajudava a “ficar por dentro” das expressões dos jovens. De fato, ele se saiu muito bem. O moço é sobrinho do cantor Fábio Jr. (com quem guarda uma incrível semelhança) e de Glória Pires, sendo, portanto, primo da atriz Cléo Pires. Além disso, ele é irmão de Cínthia Moneratt, que fez uma pequena participação na trama e agradou tanto que acabou voltando.

* A trama pode ser dividida em duas, antes da trama policial (outubro a dezembro de 2006), durante (dezembro a março) e depois (março a junho). A autora disse que a trama policial condizia com a mudança de horário para as 19 horas.

* No decorrer da trama, o elenco fixo (inicialmente, só 16 atores eram creditados na abertura) dobrou. E o nome de Cínthia Moneratt chegou a ser grafado como “Cínthia Monnerat”, com o N dobrado, e não o T.

* A trama chegou a ser exibida sem intervalo por algumas semanas no fim de 2006. Pouco depois disso, a abertura deixou de ser exibida por mais de um mês.

* O final da trama foi confirmado pela Record com menos de quatro semanas de antecedência. Até a autora chegou a dizer que faria uma segunda temporada da trama logo após o final de Zorro: A Espada e a Rosa.

[editar] Trilha sonora

* Vida em Jogo – Alapada (Tema de abertura)
* Perdas e Ganhos – Liah (Tema de Taíssa)
* Herói – Banda Vega (Tema de passagem de tempo)
* Se Ainda Sou Como Eu Sou – Paulo Soveral (Tema de passagem de tempo)
* Só Nos Resta Viver – Caio Mesquita (Tema de Ana Lúcia)
* Dó de Mim – Vânia Abreu (Tema de Bárbara)
* Versos de Amor – Margareth Menezes (Tema de Bianca e Arthur)
* Meu Controle Ausente – Rotor (Tema de Caio)
* Amanhã – Playground (Tema de Eduardo)
* Como uma Luva – Blitz (Tema de Flávia)
* Proibida pra Mim – Zeca Baleiro (Tema de Caio e Renata)
* Linha do Horizonte – Azimuth (Tema de Clara e Samuel)
* Fato Consumado – Karla Sabah (Tema de Lalá)
* Sinceramente – Cachorro Grande (Tema de Ricardo)
* Educação Sentimental II – Kid Abelha (Tema de Renata)
* Mesmo que Seja Eu – Cidade Negra (Tema de Zen)

[editar] Ligações externas

* Site oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *