A sua empresa é globalmente sustentável

Sustentabilidade, a palavra mais proferida e enunciada nos últimos tempos. Em todas as esferas, em todos os segmentos e por pessoas de todos os níveis intelectuais e profissionais. Mas o que realmente é a sustentabilidade? No que consiste? Como saber se a sua empresa, se o seu negócio é sustentável? Se está comprometida com a sustentabilidade? Se ela preenche todos os requisitos globais para ser denominada sustentável?

Para que você analise objetivamente se a sua empresa está inserida nos preceitos de sustentabilidade são necessários 04 questionamentos seguidos obviamente de respectivas respostas positivas.

A primeira questão a ser considerada é: A sua empresa é economicamente viável?
Como estão os números do seu negócio? Os objetivos do seu planejamento estratégico estão sendo conquistados? Os pontos positivos estão sendo potencializados? Os pontos fracos estão sendo corrigidos? Sua empresa está crescendo? De maneira ordenada? A empresa e as pessoas estão preparadas para diferentes tipos de cenários?

Se as suas respostas forem afirmativas, o primeiro passo para a sustentabilidade já pode ser considerado.

A segunda questão e igualmente importante é: A sua empresa é ecologicamente correta?
Mesmo que a sua empresa tire nota 10 nas questões econômicas de nada servirá isto se ela não puder aproveitar estes frutos pela inexistência de um ambiente. A casa que habitamos (planeta terra) é constituída de recursos e isso significa que existe a real possibilidade de esgotamento, de término dos mesmos. Pensar em um futuro ecologicamente viável é agir e comprometer-se com o presente, através de pequenos e grandes gestos, de hábitos de preservação, da conscientização sistemática das pessoas e a compreensão plena que necessitamos despertar para o fato de que precisamos fazer algo para mantermos aquilo que ainda existe. Sua empresa possui esse comprometimento? Sua empresa fala sobre isso com seus colaboradores? Você fala sobre isso com as pessoas? Existe algum tipo de ação pró-ativa de sua empresa para com o meio ambiente? Há um sistema de gestão ambiental em execução na sua organização?

Se novamente as suas respostas forem afirmativas, o segundo passo para a sustentabilidade já pode ser contabilizado.

A questão de número 3 é: A sua empresa é socialmente justa?
Existe algum tipo de comprometimento (leia-se também responsabilidade) social da sua empresa? Este compromisso proporciona inclusões humanas, valorização da comunidade onde a sua empresa está localizada/inserida e ações de integração do seu negócio com a sociedade? Sua empresa proporciona condições adequadas, igualitárias e favoráveis para o desenvolvimento das pessoas? Sua empresa investe nas pessoas? Transparência e ética fazem parte da linguagem da sua empresa para todos os públicos com os quais ela lida? Sua empresa promove a redução das desigualdades sociais? Existe um balanço social em sua organização?

Várias perguntas e todas determinantes para considerar ou não a sua empresa globalmente sustentável. Como estão as respostas da sua empresa para estes questionamentos?

Se você novamente conseguiu dizer sim para todas questões, siga em frente. Faça o 4o. questionamento.

A sua empresa, o seu negócio é culturalmente aceito?
As pessoas enxergam com “bons olhos” aquilo que a sua empresa faz? Sua empresa gera produtos/serviços necessários (vale uma revisão profunda e sincera sobre o que realmente é necessário) aos públicos que ela tem como alvo? Há plena licitude e legitimidade nos seus negócios? As portas da sua empresa estão sempre “abertas”? Aquilo que a sua empresa faz ou proporciona gera valor positivo para as pessoas?

Se você também encontrou o “sim” para essas questões, PARABÉNS! A sua empresa é globalmente sustentável. Caso você não tenha encontrado as afirmativas desejadas, aqui faz-se um guia para um caminho a ser imperiosamente percorrido.

Este guia também vale para você, indivíduo. Para que você saiba se está inserido como um ser sustentável em nível pessoal e profissional. Direcione os questionamentos para si e descubra se o seu desempenho lhe proporcionará um horizonte promissor. Fazer algo a mais, sempre vale à pena!
Avalie este artigo:

*
* 1
* 2
* 3
* 4
* 5

Current: 5 / 5 stars – 5 vote(s).
Ads by Google
MBA em Gestão de Negócios
e Inteligência Competitiva.
Matrículas abertas. Inscreva-se já!
www.mbainteligencia.unirio.br Ideias Negócios
Seja um Franqueado MBE. 27 Anos de
Experiência no Mercado, Conh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sua empresa é globalmente sustentável?

A sua empresa é globalmente sustentável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *