Aprendendo a lidar com dinheiro desde criança








Aprendendo a lidar com dinheiro desde criança






Educação - Rosenely orienta a filha Isabela, de 7 anos, a não gastar toda a mesada a guardar sempre uma parte dela

Educação – Rosenely orienta a filha Isabela, de 7 anos, a não gastar toda a mesada a guardar sempre uma parte dela


A estudante Isabela Martins Specht, de 7 anos, usa a mesada que recebe dos pais para suas despesas pessoais  e o que sobra costuma guardar no cofrinho. A menina recebe mesada desde os seis anos de idade e já chegou a juntar R$ 100 em moedas no cofrinho.
A mãe de Isabela, a estilista Rosenely Martins, de 40 anos, procura orientar a filha a consumir conscientemente. “Hoje, as crianças recebem uma enxurrada de propaganda de brinquedos, roupas, entre outros produtos. Digo a ela que é preciso comprar o que é importante e, em relação a mesada, ensino que não é para gastar tudo e sim guardar uma parte.”



Quando Isabela quer um brinquedo, por exemplo, Rosenely incentiva a filha a juntar o dinheiro da mesada para comprá-lo. “A criança tem que ter limite, caso contrário, cresce sem ele e em algum momento da vida vai encontrar algo que não pode comprar. Essa frustração, ela precisa passar desde já”, entende.



Para Pedro Braggio, especialista em finanças e autor de um projeto de educação financeira para crianças e adolescentes, a postura de Rosenely está correta. “A educação financeira é fundamental para a criança aprender a administrar o dinheiro e, com isso, evitar frustrações no futuro”, salienta.



Segundo Braggio, a educação financeira deve começar cedo. A partir do momento em que a criança começa a falar, os pais podem ensinar como recebem o dinheiro. “É importante que o filho saiba que os pais não ganham dinheiro e sim recebem por um trabalho feito e que este dinheiro é guardado no banco, pois muitas crianças acham que quando precisam de dinheiro é só buscar no banco”, observa.



Quando a criança começa a lidar com números, é momento de convidá-la para participar das reuniões de orçamento familiar. “Elas ficam sabendo das despesas da família, o que pode e o que não pode comprar, se vai sobrar dinheiro para o cinema e para a viagem. Porém, é preciso ter bom senso para não tornar a criança um adulto avarento”, salienta.
Na opinião do especialista, a mesada é fundamental para que a criança estabeleça uma relação com o dinheiro. Segundo Braggio, deve-se começar com a semanada, a partir dos dois anos de idade. A mesada propriamente dita deve ser iniciada aos 14 anos. O valor irá depender da necessidade da criança ou do adolescente e da condição financeira da família. Segundo Braggio, é interessante que as crianças tenham uma carteira para guardarem o dinheiro.



Este dinheiro deve ser usado para o lanche da escola, cinema, passeio com os amigos e não deve ser retirado por punição ou associado a tarefas domésticas. “Mesada e castigo não andam juntas. Também não se pode pagar para a criança fazer o que é sua obrigação, como arrumar o quarto”, explica.



A mesada não deve ser adiantada ou atrasada e, se a quantia não for suficiente, os pais podem até dar um adiantamento, mas é preciso deixar claro que é a primeira e última vez. “Se ultrapassou o limite, a criança deve cortar a despesa, pois não soube administrar o dinheiro. Se hoje ele não consegue comprar a figurinha, amanhã não conseguirá pagar o cartão de crédito”, compara.



É importante que os pais orientem os pequenos sobre caro e barato, por meio de comparações. Ensinar a criança a poupar também é saudável. Mas fundamental mesmo é ensiná-las a fazer escolhas. “Elas precisam saber que quando escolhem algo, perdem algo.”



Para Braggio, a educação financeira na infância é crucial para a formação de consumidores responsáveis e indivíduos aptos a lidar com salário, investimentos e aplicações. “As crianças que não tiveram uma educação financeira acabam pagando um preço muito alto. O que vemos hoje são adolescentes que gastam fortunas com celulares, roupas de marcas e são endividados no cartão de crédito”, ressalta.



 


Contato: [email protected]



Aproveita e acessa os sites abaixo:


http://www.portalmil.net/?id=3623


http://www.lestcred.com.br/?123074


http://www.lestcred.com.br/?156093


http://www.clubedenegocios.info/sosaude


http://www.acheiclub.com.br/ id sm0185

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *