Arte pré histórica
































































































































































Ilustração
Primitiva
Ilustração Primitiva arte pré-histórica * Clique



 


São milhares os exemplos de pinturas pré-históricas, encontradas em centenas de cavernas. Consideram-se as mais importantes, Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, na França; e as de Altamira, na Espanha, por pertencerem à cultura do homem do Paleolítico Superior (cerca de 50 000 a 10 000 anos atrás).



 


Arte Pré-histórica Clique





Bisão
Fount de Gaume

Bisão Fount de Gaume França * Clique


 



Essas pinturas permanecem conservadas graças aos terremotos e deslocamentos menores de terra, que com o longo dos séculos foram fechando a abertura das grutas. Salvando, com isso, as pinturas da ação destrutiva do tempo.



 


Arte Pré-histórica Clique





Caverna
Altamira Espanha
Caverna de Altamira, Espanha * Clique


 



As tintas, de base orgânica, não resistem à ação dos microrganismos que se desenvolvem em determinadas condições de umidade. Os pigmentos usados nessas pinturas foram extraídos de óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão vegetal e, possivelmente, sangue dos animais abatidos.



 


Arte Pré-histórica Clique






Ilustração
Primitiva II
Ilustração  Elementos Pintura Arte Primitiva * Clique


 



O primeiro pincel foi o dedo; mas há indícios posteriores da utilização de pincéis feitos de penas e pêlos de animais: são os primeiros recursos técnicos do “artista” pré-histórico.



 


Arte Pré-histórica Clique





Bisão
Niaux França
Bisão Niaux França * Clique


 



Porém o que mais intrigou os estudiosos foi a verdadeira função da arte rupestre (arte das cavernas pré-históricas). Várias teorias surgiram: a que atribuía a essas pinturas um caráter ornamental; a que via nelas apenas uma necessidade de expressão artística e, finalmente, a que lhe atribuía uma intenção mágica.



 


Arte Pré-histórica Clique





Rodésia Africa
Rodésia África Rupestre * Clique


 



Considerando-se que as pinturas foram executadas nas paredes mais inacessíveis das galerias, as duas primeiras hipóteses estavam descartadas .


Restou a última, que, ainda hoje, é a mais aceita: essa pintura serviria como técnica mágica para a obtenção de alimentos.



 


Arte Pré-histórica Clique





Niaux França
Caverna Niaux França * Clique


 



Como as culturas que produziram esse tipo de arte viviam predominantemente da caça e da coleta, deduz-se que o caçador, ao pintar um bisão, acreditasse estar facilitando a sua captura, ou seja: a arte-magia significava para os povos caçadores a garantia de êxito na próxima caçada, condição necessária para a sua própria sobrevivência.



 


Arte Pré-histórica Clique





Corça Ferida
Corça Ferida * Clique


 



O tema tratado nas pinturas das cavernas são os animais: cavalos, vacas, bisões, muitos em tamanho natural e todos de corpo inteiro. As representações humanas e de plantas são raras. O desenho, de modo geral, é firme, e o artista era hábil em realçar a força, a tensão e o movimento, dramatizando-os num notável trabalho de observação.



 


Arte Pré-histórica Clique





Lascaux França
Caverna Lascaux França * Clique


 



O conjunto de pinturas e gráficos da gruta de LASCAUX constitui um dos mais belos documentos da arte pré-histórica, mostrando o trabalho artístico de várias gerações.



 


 


Arte Pré-histórica Clique





Lascaux França
Caverna Lascaux França * Clique


 



Lascaux foi descoberta acidentalmente, em 1940, por quatro meninos que, seguindo seu cachorro, acabaram entrando por uma pequena abertura produzida pelo tempo na parede externa da caverna (ainda não se conseguiu estabelecer a entrada original).





Arte Pré-histórica Clique





Lascaux França
Caverna Lascaux França  * Clique


 



Equipada com grades, pavimentação de cimento e iluminação com finalidades turísticas, a gruta foi visitada durante anos por milhares de pessoas.



 


Arte Pré-histórica Clique





Teto
Lascaux França
Teto Caverna Lascaux França * Clique


 



Logo se constatou, no entanto, que a abertura da caverna e a passagem contínua de turistas estava alterando a umidade interna, o que favorecia o desenvolvimento de fungos e algas microscópicas que danificavam a pintura. Assim, LASCAUX foi fechada ao público, que se contenta hoje em admirar as reproduções expostas no museu vizinho à caverna.



 


Arte Pré-histórica Clique





Vênus Willendorf
Vênus Willendorf * Clique


 



A escultura também ocupou o tempo dos homens das cavernas: figuras femininas, de pedra ou marfim, foram encontradas às centenas entre os trabalhos do homem do Paleolítico Superior, sobretudo do chamado período aurignaciano (Lascaux).



 


Arte Pré-histórica Clique





Vênus Lespugue
Vênus Lespugue Museu do Homem, Paris, França * Clique


 



As estatuetas, de modo geral, mostram mulheres de grandes seios, ventre saltado e nádegas enormes.


Esse temário constante e limitado – mulheres e animais – para alguns estudiosos é perfeitamente lógico, pois tanto um quanto o outro eram indispensáveis ao homem primitivo.



 


Arte Pré-histórica Clique





Vênus Savignano
Vênus Savignano Museu Pigorini, Roma, Itália * Clique


 



Os animais garantiam a sua subsistência; as mulheres representavam a continuidade da sua descendência.


Os arqueólogos denominaram as estatuetas femininas de vênus, acreditando que elas correspondiam a um ideal de beleza do homem pré-histórico.



 


Arte Pré-histórica Clique





Mulher Criança
nos Braços
Homem Paris
Mulher com criança nos braços Museu do Louvre, Paris, França * Clique


 



Na realidade, como na pintura mágica, o artista talvez quisesse apenas ressaltar as características da fertilidade feminina: por isso acentuava-lhes os volumes.



 


Arte Pré-histórica Clique





Dólmen
Gerona Espanha
Dólmen em Gerona Espanha * Clique


 



Durante cerca de 8000 anos – de 10000 a 1700 a .C. – desenrolou-se outro capítulo da aventura humana: o período Neolítico. O homem tornou-se sedentário: domesticou algumas espécies animais, substituiu a caça pelo pastoreio e passou da coleta à agricultura.



 


 


Arte Pré-histórica Clique





Cerâmica
Neolítica Vermelha
Cerâmica Neolítica Vermelha * Clique


 



A cerâmica, característica comum das comunidades neolíticas, tem uma estreita relação com a agricultura, pois destinava-se ao armazenamento de alimentos. A princípio, a função, o tipo de argila e de cozimento determinavam a cor e o modelo do recipiente.



 


Arte Pré-histórica Clique





Cerâmica
Neolítica Branca
Cerâmica Neolítica Branca * Clique


 



Mas, progressivamente, o ceramista descobriu que o fogo, alimentado por troncos e gravetos secos, podia dar aos objetos tonalidades amareladas, róseas ou esverdeadas; aos poucos, o “artista” aprendeu a controlar esses efeitos, utilizando-os para embelezar a obra.



 


Arte Pré-histórica Clique





Cena de Caça
Cena de Caça Castellon de la Plana, Espanha  * Clique


 



Na pintura, a grande inovação do Neolítico foi o aparecimento da figura humana. A arte perdeu o caráter mágico: as pinturas não mais se abrigavam no fundo das cavernas, mas em plena luz, logo na entrada das grutas, feitas para serem vistas.



Arte Pré-histórica Clique





Caçadores
com Chápeu
Caçadores de Chapéu Valência, Espanha * Clique


 



O desenho rápido e esquemático substituiu a perfeita representação da realidade (naturalismo) do Paleolítico.



 


Arte Pré-histórica Clique





Mulher
com Carneiro
Mulher com Carneiro Museu de Israel, Jerusalém * Clique



O pastoreio, a agricultura e a guerra – cenas da vida cotidiana – foram os temas da pintura neolítica. Os poucos exemplos da escultura desse período são ídolos de pedra ou terracota, representando a mulher como a deusa-terra ou deusa-fecundidade.



 


Arte Pré-histórica Clique





Escultura
Neolítica Bronze
Escultura Neolítica em bronze Museu Pigorini, Roma, Itália * Clique


 



Tal como na pintura, o naturalismo está ausente.
A arte, para o artista, não era mais uma cópia,
mas um meio de interpretar a realidade.



 

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *