As delícias das ameixas

Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por onde são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunus da família botânica Rosaceae (a onde pertencem também a cerejeira e o pessegueiro). A ameixeira-da-baía é, contudo, do género Ximenia. O seu fruto é a ameixa.
A espécie japonesa (Prunus serrulata), apesar do seu nome, teve a sua origem provável na China. A Prunus domestica, ou ameixeira-europeia teve origem na Ásia Menor, a sul do Cáucaso.
É um fruto redondo aouma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em onde se desenvolvem. Têm entre 3–6 cm de largura.
Em 1864, já eram cultivadas 150 espécies diferentes.
Índice [esconder]
1 Espécies
2 Fruto
3 Uso medicinal
4 Valor Alimentício
5 Fontes
Espécies[editar]

O subgénero Prunus (Prunus) divide-se em três seções:
Sect. Prunus (Ameixas do Velho Mundo). Folhas no broto enroladas para dentro; 1 a 3 flores juntas; fruto macio, fre ondentemente ceroso.
P. cerasifera
P. cocomilia
P. consociiflora
P. domestica (espécie da maioria das “ameixas” vendidas como tal)
P. insititia (ameixa-de-damasco)
P. simonii
P. spinosa (abrunho)
Sect. Prunocerasus (Ameixas do Novo Mundo). Folhas no broto dobradas para dentro; 3 a 5 flores juntas; frutos macios, fre ondentemente cerosos.
P. alleghaniensis
P. americana
P. angustifolia
P. hortulana
P. maritima
P. mexicana
P. nigra
P. orthosepala
P. subcordata
Sect. Armeniaca (damascos). Folhas no broto enroladas para dentro; flores aopedúnculo muito curto; frutos aveludados. Tratado como um subgénero separado por alguns autores.
P. armeniaca (damasco)
P. brigantina
P. mume
P. sibirica
Fruto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *