As folhas como fábricas




















É nelas que a planta possui as estruturas necessárias para fabricar os seus alimentos.


Coordenação de Maria Carlos Reis


E qual é a diferença entre a seiva bruta e a seiva elaborada?


A seiva bruta é água com sais minerais dissolvidos, absorvida pela raíz, e circula na planta no sentido ascendente (da raíz para as folhas), pela zona mais interna do caule. A seiva elaborada é a matéria orgânica, resultante da transformação da seiva bruta nas folhas e circula no sentido descendente (das folhas para a raíz), pela zona mais externa do caule.

Mas como é que a seiva bruta chega às folhas?


Após a absorção da água e dos sais minerais, a seiva bruta vai ser conduzida até às folhas, através de canais condutores que existem no caule.
caule possui dois tipos de canais ou vasos condutores:

Vasos xilémicos ou lenhosos – que transportam a seiva bruta no sentido ascendente e que se localizam na zona mais interna do caule;

Vasos floémicos ou liberinos – que transportam a seiva elaborada no sentido descendente e que se localizam na zona mais externa do caule.


Porque é que a transformação da seiva bruta em seiva elaborada só ocorre nas folhas?


A fotossíntese ocorre principalmente nas folhas, mas também noutras zonas verdes das plantas, pois apenas nestes órgãos existem pequenas estruturas de cor verde, no citoplasma das células, que têm o nome de cloroplastos. A sua cor verde deve-se à presença de uma substância corada chamada clorofila.
É por acção da clorofila que todo o processo vai decorrer, pois ela tem a capacidade de captar a energia da luz do sol, que vai ser essencial para que as transformações se realizem.

Em que é utilizada a seiva elaborada?


A seiva elaborada é utilizada:

– na formação e reparação das células;

– na acumulação de produtos de reserva;

– na formação de produtos de secreção e excreção.


VOCABULÁRIO

. Seiva bruta – água com sais minerais dissolvidos, absorvida pela raíz, que circula na planta no sentido ascendente (da raíz para as folhas).
. Seiva elaborada – matéria orgânica, resultante da transformação da seiva bruta nas folhas, que circula no sentido descendente (das folhas para a raíz).
. Sentido ascendente – de baixo para cima; a subir.
. Sentido descendente – de cima para baixo; a descer.
. Citoplasma – parte da célula que tem um aspecto gelatinoso e que se encontra limitada pela membrana celular, que separa o meio celular do meio exterior.
. Cloroplastos – pequenas estruturas de cor verde que se encontram no citoplasma das células.
. Clorofila – pigmento verde que se encontra nas células, dentro dos cloroplastos, e que, para além de ser responsável por dar a cor verde às plantas, é indispensável à realização da fotossíntese.
. Produtos de secreção – produtos elaborados pelas células, mas que têm de sair, pois actuam fora delas.
. Produtos de excreção – produtos resultantes das actividades que ocorrem no interior da célula para obtenção de energia. Muitas destas substâncias são tóxicas e é por isso que têm de ser eliminadas.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *