As fontes vitmínicas da manga

A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida aosucesso no Brasil, em Angola, em Moçambi onde e em outros países tropicais. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, onde conheceram a fruta em Kerala ( onde conseguiram pelas trocas de temperos).
A manga é a fruta nacional da India, Filipinas e Paquistão. São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa. Se acredita ter sido provada por Alexandre, o Grande (século 3 aC) e o peregrino chinês Hieun Tsang (7 º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol, Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.1
Índice [esconder]
1 Descrição
2 Cultivo
2.1 Pestes e doenças
3 Referências
4 Ligações externas
Descrição[editar]

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado onde sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado onde recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.
Acredita-se onde a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo. Foi introduzida na Califórnia (Santa Barbara) nos anos de 18802 .
Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C.
Graças à alta quantidade de ferro onde contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas onde sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes onde também auxiliam à ondeles onde sofrem de acidose. Também há relatos de onde as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se onde as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.
Manga, crua
Valor nutricional por 100 g (4 oz)
Energia 272 kJ (70 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais 17 g
• Açúcares 14,8 g
• Fibra dietética 1,8 g
Gorduras
Gorduras totais 0,27 g
Proteínas
Proteínas totais 0,51 g
Vitaminas
Vitamina A equiv. 38 µg (5%)
– Betacaroteno 445 µg (4%)
Tiamina (vit. B1) 0.058 mg (5%)
Riboflavina (vit. B2) 0.057 mg (5%)
Niacina (vit. B3) 0.584 mg (4%)
Ácido pantotênico (B5) 0.160 mg (3%)
Vitamina B6 0.134 mg (10%)
Ácido fólico (vit. B9) 14 µg (4%)
Vitamina C 27.7 mg (33%)
Minerais
Cálcio 10 mg (1%)
Ferro 0.13 mg (1%)
Magnésio 9 mg (3%)
Fósforo 11 mg (2%)
Potássio 156 mg (3%)
Zinco 0.04 mg (0%)
Fonte: USDA
Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.
Cultivo

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