Atitudes empreendedora no setor hoteleiro brasileiro





























Autor: Maria Angélica Freitas Pedrosa
[pt] Atitudes empreendedora no setor hoteleiro brasileiro : um estudo com gerentes de pequenos e grandes hotéis do Ditrito Federal
Instituição de Defesa: Universidade de Brasília
Data de Defesa: 2008-05-26
Resumo: [en] The present dissertation aims to identify the entrepreneurs attitude among managers from small and large hotels from the hospitality sector of Distrito Federal, Brazil and verify the differences among their attitudes. The main concepts studied are entrepreneurship, entrepreneur characteristics and entrepreneurs attitude. The research sample contemplated 153 managers from 113 hotels (35 large ones and 74 small ones). The instrument used to collect the data was IMAE, developed by Souza and Lopez Jr. (2005) to identify the respondents entrepreneur attitude, composed by the dimensions Planning, Innovation, Accomplishment and Power. The original scale was modified on this research being validated with 300 university students and 410 people who work in retail, both samples from Distrito Federal. According to results indicated, many of the characteristics which represent entrepreneur attitude on the literature were confirmed by the respondents. In the perception of those surveyed, managers from both small and large hotels possess a high level of entrepreneur attitude with more prominence to the dimension Accomplishment, followed by Innovation, Planning and Power, in that order. Managers from small hotels plan, innovate and make more personal sacrifices than managers from the large hotels who, in counterpart, accept more challenges than the managers from the small hotels.
[pt] O presente estudo tem como objetivo identificar a atitude empreendedora de gerentes de pequenos e grandes hotéis do setor hoteleiro do Distrito Federal e se existe diferenças entre essas atitudes. Empreendedorismo, características do empreendedor e atitude empreendedora são os principais conceitos estudados. O estudo caracterizou-se por pesquisa de campo, com amostra de 153 gerentes de 113 hotéis (35 grandes e 74 pequenos). O instrumento de coleta de dados utilizado foi o IMAE, escala desenvolvida por Souza e Lopez Jr (2005), para identificar atitude empreendedora dos respondentes, composta pelas dimensões Planejamento, Inovação, Realização e Poder. A escala original foi modificada nesta pesquisa, tendo sido validada em uma amostra de 300 estudantes universitários e 410 indivíduos que trabalham no comércio varejista, do Distrito Federal. Conforme resultados, muitas das características apresentadas na literatura representativa da atitude empreendedora foram confirmadas pelos respondentes. Na percepção dos pesquisados, tanto os gerentes dos pequenos, quanto dos grandes hotéis, possuem alta atitude empreendedora, onde a dimensão Realização aparece com mais destaque, seguida pelas dimensões Inovação, Planejamento e Poder, nesta ordem. Gerentes dos pequenos hotéis planejam, inovam e fazem mais sacrifícios pessoais que gerentes dos grandes hotéis que, em contrapartida, aceitam mais desafios que os pequenos.
Titulação: Mestre em Administração
Contribuidor(es): Claudio Vaz Torres
Eda Castro Lucas de Souza
Eric Dorion
Assuntos: [en] entrepreneur attitude
[en] entrepreneur
[en] entrepreneurship
[en] hospitality
[pt] hotelaria
[pt] ADMINISTRACAO
[pt] empreendedor
[pt] empreendedorismo
[pt] atitude empreendedora
Documentos Digitais: [pt] Texto completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *