Avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem socio historica





























Autor: Silvio Duarte Bock
[pt] Orientação profissional : avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem socio-historica
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Data de Defesa: 2001-02-23
Resumo: [pt] Este trabalho procurou investigar os efeitos de um programa de orientação profissional de base teórica sócio-histórica, nas decisões profissionais de jovens que dele participaram. Escolheu-se um grupo com dezesseis participantes, cujo desenvolvimento ocorreu no segundo semestre de 1994. Analisou-se a situação de entrada e saída dos sujeitos quanto às suas decisões profissionais. Posteriormente, selecionaram-se cinco deles para a realização de entrevistas visando a uma melhor compreensâo do significado do programa nas suas decisões, bem como a um desmento da trajetória pessoal e profissional após o término do programa. A perspectiva sócio-histórica foi adotada como base teórica porque, fundamentalmente, deposita nas relações sociais e na linguagem as bases da construção da subjetividade, permitindo uma melhor compreensão do fenômeno da escolha profissional. As conclusões desta dissertação apontam o significado positivo que se pode atribuir ao programa de orientação profissional no que se refere às contribuiçôes para a construçâo das escolhas profissionais de seus sujeitos. Primeiramente, pela comparação dos registros realizados no início e no final do programe, evidenciando, nestes últimos, argumentos mais consistentes e aprofundados a respeito das decisões e respectivos motivos. Depois, pelos próprios depoimentos dos sujeitos nas entrevistas, demonstrando compreensão dos fundamentos do programa, ao apontarem que ele ajudou a parar para pensar, organizar ou centralizar as idéias e pôr as idéias em ordem, mesmo para aqueles que o terminaram sem uma decisão profissional assumida
[en] This research was an attempt to investigate the effects of a professional guidance program based on Social-historic support in the professionals decisions of its participants. Sixteen people, who attended the program in 1994, were chosen as a group. The entrance and the exit situation of each component, regarding their professional decisions, were researched. After that, five of them were chosen to be interviewed aiming a better comprehension of the impact of the program in their decisions, and also the explanation of the details of their personal choices after the program. The Social-historic perspective was adopted as the theoretical basis because it lays the building of the subjectiveness in the social relations and in the language. So, it allows a better comprehension of the professional choice phenomenon. The conclusions of this dissertation point to the positive meaning of guidance program related to the professional choices building. First of all, because of the comparison between the data stored at the beginning and at the end of the program. It shows that, at the end, the arguments were more consistent and deep regarding the decisions and their related causes. Afterwards, because of the comprehension of the cause of the program showed by the people interviewed. They asseverated that the program helped them STOP AND THINK, ORGANIZE OR CENTRALIZE AND ARRANGE THE IDEAS. The opinion was the same even for those who ended up the program with no decision taken about the professional choice
Titulação: Mestre em Educação
Contribuidor(es): Sergio Antonio da Silva Leite
Assuntos: [pt] Orientação profissional
[pt] Adolescencia
Documentos Digitais: Download Arquivo

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