Avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças com doença cerebrovascular





























Autor: Sonia das Dores Rodrigues
[pt] Avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças com doença cerebrovascular do tipo isquemica
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Ciencias Medicas
Data de Defesa: 2003-12-17
Resumo: [pt] O objetivo deste trabalho foi avaliar as funções cognitivas de crianças acometidas por doença cerebrovascular isquêmica (DCV-I). Foram incluídas no estudo quinze crianças, atendidas desde a fase aguda no Hospital das Clínicas (HC) – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). A idade dos sujeitos variou de 7 anos e 9 meses à 16 anos e 1 mês, sendo 8 do sexo masculino. Outras quinze crianças, com idade, sexo e nível sócio-econômico similares compuseram o Grupo Controle. A avaliação das funções cognitivas, realizada pelo método clínico de Piaget, mostrou que a maioria das crianças do Grupo DCV-I (10/15) tinha defasagem para a faixa etária. A comparação no desempenho entre os dois grupos mostrou que o grupo propósito teve desempenho significativamente inferior ao controle. Os autores concluem que a DCV na infância pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo das crianças
[en] The aim of this study was to assess the cognitive structures of children with ischemic cerebrovascular disease. Fiftteen children, 7 girls and eight boys, aged from 7,9 to 16,1 years, were evaluate by Piaget s clínical method. Fifteen children whose ages, sex and socioeconomic conditions were similar to those of the isquemic cerebrovascular disease group composed the Control Group. The cognitive structure assessment of the isquemic cerebrovascular disease group showed that most of the children (10/15) were below their age group, when compared with the results obtained by the Control Group. The authors concluded that isquemic cerebrovascular disease in childhood may compromise cognition, therefore, needs a follow up of acquisitions during ali the stages of development
Titulação: Mestre em Ciencias Medicas
Contribuidor(es): Maria Valeriana Leme Moura Ribeiro
Sylvia Maria Ciasca [Orientador]
Sylvia Maria Ciasca
Luiz Celso Pereira Vilanova
Assuntos: [pt] Aprendizagem – Avaliação
[pt] Psicologia da aprendizagem
[pt] Cognição
[pt] Acidentes vasculares cerebrais
Documentos Digitais: Download Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *