Avaliação do ensino superior brasileiro





























Autor: Rogerio Evaristo Versieux
[pt] Avaliação do ensino superior brasileiro : PAIUB, o ENC e o SINAES
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Data de Defesa: 2004-02-27
Resumo: [en] The dissertation turns on three Brazilian higher education programs, the experiences of PE, ENC and the proposal of SINAES. The several institutional evaluation programs are examined with the purpose of verifying their position in relation to the higher education conceptions and evaluation. A group of categories serves as hase to establish the comparison among the programs. The work ends that the proposals of PAIUB and SINAES are closer of a democratic conception of evaluation, while ENC assumes a regulator character. The study also signs that SINAES, although of more democratic character, it ends up incorporating some pressuyyosed regulators.
[pt] A dissertação versa sobre o ensino superior brasileiro, as experiências do PAIUB, o ENC e a proposta do SINAES. Os diversos prop amas de avaliaçâo institucional são examinados com a finaiidade de verificar a posição deles em relação às concepções de ensino superior e de avaliação. Um conjunto de categorias serve de base para estabelecer a comparação entre os programas. O trabalho conclui que as propostas do PAIUB e do SINAES estão mais próximas de uma concepção democrática de avaliação, enquanto o ENC assume um caráter regulador. O estudo aponta também que o SINAES, embora de caráter mais democrático, acaba incorporando alguns pressupostos reguladores.
Titulação: Mestre em Educação
Contribuidor(es):
Luiz Carlos de Freitas
Assuntos: [pt] Avaliação
[pt] Ensino superior
[pt] Politicas publicas
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