Baianópolis poderá ser o primeiro município baiano a implantar a tve municipal

O prefeito do município de Baianópolis, Anderson Cleyton Santos Almeida (PDT), poderá ser o primeiro gestor a implantar a TV Pública Digital Educativa Municipal na Bahia, programa do Governo Federal “Canal da Cidadania”.

O Ministério das Comunicações contemplou com uma emissora de TV Digital Educativa Municipal, todas as cidades brasileiras, desde 2012, independentemente de números de habitantes, cabendo às prefeituras aderirem ao programa, pois as emissoras serão custeadas por dotação orçamentária e transferências dos fundos de comunicação e outros, além de emendas dos deputados federais, para a construção da sede.
A emissora exibirá conteúdos produzidos no próprio município, como: Informe institucional da prefeitura, da Câmara Municipal, como também, esporte, cultura, lazer, entretenimento, novelas, documentários, seriados, além de retransmitir as programações das TVS, públicas do executivo, legislativo e judiciário.
No último dia (01/08), os secretários municipal de Infraestrutura, Corcino Gomes da Silva Neto e de Finanças, Bento Neves Neto, participaram no Rio de Janeiro, do curso “Canal da Cidadania”, ministrado pela (ACERP – Associação de Comunicação Educativa Roque Pinto).
A Câmara Municipal, já começou articular uma audiência Pública, para discutir o assunto com a sociedade, para agilizar o processo de modo a orientar a população que recebe Bolsa Família, pois o programa de Universalização da TV Digital no Brasil prevê a distribuição gratuita de conversores e/ou TV Digital, para esta população, visto que a partir de 2015, as emissoras de sinal analógico aberto, irão desativá-lo definitivamente.
Além da TV Digital, no Distrito de Várzeas e o povoado de Lagoa Clara, serão contemplados também, com uma (ERB – Estação de Rádio Base), de telefonia móvel celular das operadoras: CLARO, VIVO, TIM OI ou NEXTEL.
A empresa NCOM – COMUNICAÇÃO, parceira do programa, que já executou projetos para 13 municípios baianos, foi a responsável pelo projeto inicial de viabilidade e Acquisition, para implantação da TV Digital Educativa Municipal e (02) (ERBs), no município de Baianópolis. (Eniédson Ferreira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *