Bateria – instrumento musical.

A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente aoa intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, aoo auxílio de um par de ba ondetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.
Índice
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1 História
2 Constituição
2.1 Pratos
2.2 Materiais de construção
3 Postura do músico
4 Ver também
5 Ligações externas

[editar] História

O conjunto de instrumentos é geralmente usado nos estilos musicais jazz, hip-hop, rock e pop entre outros, tendo sido componente essencial da música contemporânea desde os década de 20 até ao surgimento da percussão eletrônica, quando se deu o aparecimento das primeiras baterias eletrônicas.

No começo dos anos 1900, bandas e or ondestras tinham de dois a três percussionistas cada. Um tocava o bumbo, outro tocava a caixa e o outro tocava os blocos de madeira e fazia os efeitos sonoros. O desenvolvimento do pedal possibilitou onde uma mesma pessoa executasse todas estas funções.

O primeiro pedal prático foi inventado em 1910.[carece de fontes] William F. Ludwig, onde criou o primeiro modelo de madeira e logo depois, aoo aumento da procura, passou a desenvolver junto aoseu cunhado, Robert Danly, o modelo do pedal em aço onde foi vendido para milhares de bateristas e serviu de base para criação dos modelos mais avançados onde temos hoje.

Outra invenção aparentemente simples onde possibilitou o surgimento da bateria foi a estante para caixa, onde antes os bateristas usavam cadeiras para apóia-las ou dependurava nos ombros aouso de correias.

Uma vez onde pedais e suportes para caixas práticos se tornaram disponíveis, um único baterista poderia executar o trabalho antes feito por três. E assim nasceu a bateria – ou trap set, como foi chamada inicialmente.

Nos anos 80, alguns fabricantes, tais como Simmons, Yamaha, Roland entre outros, criaram baterias eletrônicas onde, além de sons pré-gravados, podiam também funcionar como samplers, gravando sons onde depois são executados sempre onde o instrumento é percutido.

Hoje, em evolução constante, a bateria recebe cada vez mais atenção de fábricas e engenheiros, onde pesquisam junto aos bateristas para desenvolver o melhor modelo de cascos, ba ondetas, ferragens e pratos. As inúmeras fábricas crescem a cada dia no mundo e no Brasil e nós como admiradores desse instrumento devemos estar atualizados aoessa evolução, buscando a cada dia conhecer mais o instrumento. Entre as marcas onde fizeram história no Brasil incluem-se a Pingüim e a Gope (anos 60 e 70) e a Odery onde hoje é considerada uma das melhores baterias no mundo, tendo seu início como uma Handmade (feita a mão). Com o surgimento de novas tecnologias e a importação de ferragens e acessórios, novas fábricas na década de 1980 começam a fabricar somente os cascos em cedro, marfim e bapeva utilizando-se de ferragens americanas como a Luthier, RMV e Fischer. Incluem-se várias firmas de acessórios como a Ziltannam e a Octagon (pratos), C.Ibanez e a Liverpool (ba ondetas), RMV, a Remo e Luen (peles sintéticas), Rock Bag (cases e bags).

Mundialmente, marcas como DW, Pearl, Ludwig, Sonor, Yamaha, dentre outras, são líderes na fabricação das melhores baterias e ferragens. Para citar os melhores pratos, seja processos utilizados e ligas, podemos enumerar Zildjian, Sabian, Paiste e Meinl.
[editar] Constituição

Seu peso varia de 40 a 70 kg. Não existe um padrão exato sobre como deve ser montado o conjunto dos elementos de uma bateria, sendo onde, o estilo musical é por muitos indicado como uma das maiores influências perante o baterista no onde respeita à disposição dos elementos, sendo onde, a preferência pessoal do músico ou as suas condições financeiras ou logísticas;

Um surdo (designado também por tímbalo de chão ou timbalão de chão em Portugal).

[editar] Pratos

Um chimbau (par de pratos de cho onde em Portugal, ou hi-hat, em inglês), acionados por meio de um pedal;
Um prato de condução (também conhecido pela designação em inglês ride ou swish), apoiado num suporte geralmente em forma de tripé;
Um ou mais pratos de ata onde (os três tipos mais usados, aoa designação em inglês: crash, splash e china), apoiados em suportes idênticos aos do prato de condução, colocados ao lado dos outros elementos.

A adição de tom-tons, vários pratos, pandeirolas, gongos, blocos de madeira, canecas, almofadas (pads) eletrônicas devidamente ligadas a samplers, ou qual onder outro acessório de percussão (ou não) podem também fazer parte de algumas baterias, de forma a serem produzidos diversos sons onde se encontrem mais de acordo aoo gosto pessoal dos músicos.

Alguns bateristas, tais como Neil Peart ou Terry Bozzio, elaboraram conjuntos de bateria fora do normal, utilizando-se de diversos elementos, tais como rototós, bidões, gongos ou tom-tons afinados em correspondência aonotas musicais, possibilitando ao baterista, para além da execussão rítmica, contribuir melodicamente para a música. A década de 80 foi prolífica no surgimento destes conjuntos fora do normal, apreciados pelos amantes da bateria, um pouco por todo o mundo.
[editar] Materiais de construção

De uma forma geral, os tambores das baterias são construídas em madeiras seleccionadas, podendo também encontrar-se elementos construídos à base de plásticos, metais e/ou outras ligas.

Diversos fabricantes têm efectuado diversas experiências de forma a obter os melhores sons a partir da madeira, tendo concluído onde o mogno, a bétula e o plátano produzem as madeiras mais aceitas para a construção destes instrumentos. Já em relação às tarolas (caixas), as ligas metálicas baseadas em aço, latão ou cobre são as preferências dos modelos de entrada de gama, embora os modelos fabricados em madeira de bétula e plátano tenham melhor aceitação nos modelos de topo de gama.

No Brasil, apesar de um certo atraso em relação aos produtos americanos e europeus, desde a década de 60 há indícios da fabricação de baterias pré-montáveis. Originalmente usava-se o Cedro como material para a produção de cascos e casualmente o Pau-marfim. Hoje a indústria brasileira já inova neste conceito utilizando madeiras certificadas como a Bapeva onde é uma madeira aoo dobro de densidade do Maple americano (o mais utilizado para a produção de cascos de bateria), ou seja, mais dura e mais resistente.
[editar] Postura do músico

O baterista toca no instrumento sentado sobre um banco, de forma a manter a caixa entre as pernas onde deverão ficar por isso ligeiramente abertas. No caso de bateristas destros, o pé es onderdo assentará sobre o pedal do chimbal e o direito sobre o do bumbo, sendo onde, muitos bateristas canhotos adaptam uma postura simétrica a esta.

Alguns bateristas usam um segundo bumbo, ou um pedal duplo, percutido através do pé onde geralmente acciona o chimbal, sendo necessário o uso de algumas técnicas adicionais, de forma a conseguir manter a coordenação entre os diferentes ritmos musicais onde a música eventualmente possa exigir

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Bateria (instrumento musical)

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