Benefícios da medicina oriental para a saúde.

Há comprovações científicas que afirmam que de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. 


Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico… e tudo isso sem stress ou tensão!


Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se juntam nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. 


No Brasil a Arte tem se difundido grandemente conquistando mais e mais praticantes por todos os lugares de nosso país, inclusive sendo foco de pesquisa realizada no Hospital das Clínicas com grupos de idosas e comprovando seus benefícios para a melhora significativa da memória destas pessoas. Este material científico produzido no Brasil vai abrir o campo do estudo sobre os benefícios desta Arte Milenar permitindo que seja recomendado por médicos. 


Seus métodos suaves estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde que considera “atividades físicas moderadas” as melhores a serem praticadas por todas as pessoas. O Tai Chi Chuan por ter esta característica, colabora de maneira completa para que as pessoas conquistem melhor qualidade de vida e permaneçam saudáveis dentre tantas adversidades da vida moderna.  


Integrando o praticante com seu corpo, emoções e mente, o Tai Chi Chuan no seu processo de aprendizado e aperfeiçoamento conduz as pessoas por uma experiência profunda na conquista de consciência corporal, calma, tranqüilidade e equilíbrio.


 


Chi Kung


Chi = Energia; Kung= trabalho constante com um fim definido; Chi Kung pode ser traduzido como “Trabalho constante para o cultivo da Energia”, um sistema de exercícios que abrangem o corpo todo incluindo respiração, movimento, alongamento de músculos e meridianos, que propiciam a estimulação e a circulação da energia por todo o corpo.  


A prática do Chi Kung não se restringe a um simples exercício corporal, mas integra o corpo, as emoções e a mente do praticante que se concentra a cada momento nos movimentos a serem executados e em imagens que se associam a eles. Desenvolve a capacidade de visualizar as energias que estão dentro e fora de seu corpo, obtendo como resultado a revitalização de todo o seu organismo e funcionamento metabólico.  


O Chi Kung como exercício preventivo fortalece o sistema nervoso e o sistema imunológico, prevenindo um sem fim de enfermidades. Na medida em que nossas energias estão equilibradas e nosso metabolismo atualizado, deixamos de ficar sujeitos à baixas de resistência, tão comuns em nossa sociedade. E quando isso ocorrer por algum motivo inesperado, o processo de recuperação do corpo é muito mais rápido.  


Dicas práticas:


Pratique a respiração profunda sempre que puder, dentando-se confortavelmente numa cadeira com as costas bem retas e ombros relaxados.  


Concentrando-se na região do baixo ventre com suas mãos juntas neste ponto, mantenha os olhos semi abertos e a língua tocando o céu da boca. Com a mente tranqüila e focada na respiração suave e profunda, sinta o calor que surge da região das mãos se espalharem por todo o seu corpo com uma sensação agradável de bem estar. 


Pratique desta forma diariamente ou quando se sentir muito cansado e sem resistência durante 5 a 10 minutos e colha os benefícios de uma prática básica do Chi Kung. 

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