Brasil já tem tv digital pela rede elétrica

Chegou a vez do “fourplay” . Depois da integração entre telefonia, banda larga e TV, o país começa a dar os primeiros passos para transmissão de TV digital por meio da rede elétrica. Os testes estão sendo realizados na cidade de Barreirinhas, no Maranhão, e o sistema utiliza a rede de energia para transmitir dados para a televisão.

A cidade de 46 mil habitantes já recebe investimentos na experiência de internet via infra-estrutura de energia elétrica. A tecnologia que permite tal transmissão é chamada de PLC (Power Line Comunications) e vai propiciar o uso de rede de luz como canal de retorno para TV digital.


O mecanismo de captação vai funcionar da següinte forma: conversores digitais serão instalados nas residências e pontos comerciais para receber o sinal digital, distribuído na região pela TV Mirante. Os aparelhos, então, serão plugados à TV e a um modem conectado aos cabos de energia elétrica. Posteriormente, o modem enviará dados para a central da TV Barreirinhas.

“O uso das linhas de energia representa um grande avanço para inclusão digital, já que em muitos pontos remotos do país os cabos de luz chegam, mas não há cabos de fibra óptica ou de telefonia”, afirma ao site INFO Online, Paulo Pimentel, presidente do fórum PLC Brasil e diretor da Aptel, associação que reúne empresas de infra-estrutura. Os dados transmitidos digitalmente têm grande alcance e, em alguns casos, contam com receptores que garantem a extensão da força do sinal.

A tecnologia foi desenvolida pela Panasonic e é utilizada em algumas cidades européias. O anúncio surge no momento em que a Anatel regulamenta a exploração comercial da banda larga por meio de energia de luz.


Redação Adnews, com informações do Plantão INFO


 


 


 


 


 


 


 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *