Campo de provas brigadeiro velloso

Campo de Provas Brigadeiro Velloso



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




O Campo de Provas Brigadeiro Velloso é uma base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada na Serra do Cachimbo, no sul do Pará com área de 21,6 mil km² e perímetro de 653 km, sendo comparável, em tamanho, ao estado de Sergipe.







Índice

[esconder]



[editar] História


A unidade foi criada com o objetivo principal de servir de base de apoio para a operação de aeronaves no tráfego de ligação entre a região norte e a região sudeste, pelo interior. Anteriormente, o trajeto só podia ser realizado de maneira segura seguindo pelo litoral, em um percusro muito mais longo. A inauguração oficial foi em 20 de janeiro de 1954, com a presença do presidente da república Getúlio Vargas e do ministro da aeronáutica Nero Moura.


Posteriormente, o decreto nº 83.240, de 7 de março de 1979 destinou as glebas Cachimbo, Gorotire e Curuaés para constituirem uma área destinada ao desenvolvimento de ensaios de armamentos, artefatos bélicos, experimentos, testes, treinamentos e outras manobras de interesse das Forças Armadas do Brasil.


Em 18 de agosto de 1979 foi inaugurado o novo aeroporto, com pista de 2.602 metros de comprimento.


O Campo de Provas de Cachimbo foi criado em 7 de março de 1983, sendo subortinado ao Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA).


O nome da unidade foi alterado para Campo de Provas Brigadeiro-do-Ar Haroldo Coimbra Velloso em 17 de janeiro de 1995, para homenagear o primeiro responsável pela implantação da base.


Em 30 de julho de 1997 o nome foi alterado novamente para a sua forma atual, Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV).



[editar] Características das pistas


A pista principal tem 2.602 metros de extensão e 45 metros de largura, equipada com VOR, DME e NDB, em condições de operar noturno e IFR. A pista auxiliar tem 1.600 metros de extensão e 35 metros de largura, destinada a pousos e decolagens em emergência.



[editar] Presença no noticiário


O campo de provas esteve presente no noticiário nacional e internacional nas seguintes ocasiões:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *