Ceará presente na feiratur 2008

 





Galeria


Clique para Ampliar


O turismo rural tem atraído públicos diversos, em especial famílias (Foto: DIVULGAÇÃO)


Clique para Ampliar


Passeios a cavalo em áreas verdes: atração imperdível no meio rural (Foto: DIVULGAÇÃO)


O evento reúne profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo rural e recebe visitantes que movimentam mais de R$ 5 milhões em negócios

Um grupo de 10 empresários cearenses participa, até amanhã, de mais uma edição da Feira Nacional do Turismo Rural, a Feiratur 2008, considerada um dos mais importantes eventos de turismo rural do Brasil.

O Sebrae no Ceará apóia a participação dos empreendedores no evento pelo seu potencial de geração de novas oportunidades para essa modalidade de turismo no Estado e pela promoção do intercâmbio de informações e tecnologias que o evento proporciona.

Nessa 5ª edição, os expositores terão a oportunidade de fazer o corpo a corpo com visitantes, que têm poder de decisão na hora de comprar.

O evento, que começou ontem, está sendo realizado no Centro de Convenções de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A feira reúne as principais empresas e os maiores especialistas no assunto.

Alguns eventos paralelos prometem movimentar a feira. É o caso do Seminário Nacional de Turismo Rural, com uma extensa programação técnica e a Rodada de Negócios, que reunirá empreendedores, operadores e fornecedores.

´Participar de um evento como a Feiratur é uma grande oportunidade de divulgar produtos e serviços a um grande mercado consumidor. É um momento de estabelecer contato direto com o público-alvo, já que o evento é aberto para o público em geral, ou seja, potenciais turistas´, explica o Cel. Garcez, da Fazenda Vale do Juá, uma das pioneiras no turismo rural no Ceará.

Para o Cel. Garcez, o evento é uma oportunidade ímpar também para a troca de experiências com empresários de outros Estados e para ampliar os conhecimentos técnicos para que o Ceará se torne mais competitivo no âmbito do turismo rural no Brasil e até em termos mundiais.

Durante todo o evento haverá também uma programação específica de shows, com várias manifestações artísticas de diversas regiões do Brasil. Algumas das principais lideranças do turismo rural brasileiro também participarão, em Campo Grande, da Reunião Nacional da Abraturr (Associação Brasileira de Turismo Rural), entidade promotora do evento, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural (Idestur).

A Feiratur 2008 abrirá amplos espaço para quem pretende investir, comprar ou firmar parcerias em um dos setores econômicos que mais se desenvolve no Brasil.

´Vários Estados brasileiros estão despertando para o seu potencial de desenvolvimento turístico no espaço rural e a atividade está crescente´, comenta o presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural do Mato Grosso do Sul (Abraturr/MS), Alexandre Marques.

Divisão

A feira será dividida em setores específicos, de acordo com a área de atividade do expositor. O público poderá conferir a exposição de conteúdos sobre destinos turísticos, produtos artesanais, hotéis-fazenda e pousadas rurais, agências e operadoras de turismo, empresas de equipamentos produtos e serviços para empreendimentos de turismo rural, empresas de produtos de recreação e entretenimento e empresas fornecedoras de material promocional, além de prefeituras e secretarias de turismo de cidades-destino.

Durante os três dias do evento, os participantes contarão com atividades tanto no espaço de exposição quanto na área técnico-profissional. A entrada é gratuita para a feira e palestras. As atividades serão abertas ao público em geral.

A Abraturr/MS realiza a Feiratur ao lado do Ministério do Turismo e da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. O evento conta, ainda, com o apoio e parcerias da Associação Campo-Grandense de Turismo Rural (Actur), Associação das Pousadas Pantaneiras (APPAN), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/MS, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Associação Brasileira dos Agentes de Viagens/MS, Conselho Municipal de Turismo de Campo Grande, Associação dos Bacharéis de Turismo, Campo Grande Pantanal Convention & Visitors Bureau e Sebrae/Nacional e Sebrae/MS. A organização está a cargo da Opec Eventos.

PROGRAMAÇÃO

21/11 – Hoje

Tema: Plano de Desenvolvimento do Turismo rural
9h às 9h30 – Visita a feira
9h30 – Abertura dos trabalhos – Coordenador: Paulo Junqueira – Associação Brasileira de Turismo Eqüestre
9h30 às 10h30 – Como empreender no turismo rural – Palestrante: Márcia Rocha -Sebrae/MS
11h30 às 12h30 – Áreas de proteção ambiental e turismo rural: experiência rural no Caparaó/ES – Palestrante: Sebastias Carias
14h30 às 15h30 – Multiplicação do Projeto Benchmarking em Turismo 2008/2009 – Melhores experiências internacionais – Palestrantes : Ministério do Turismo, Braztoa e Sebrae Nacional
17h às 18h – Apresentação cultural
18h às19h – Reunião fechada dos presidentes estaduais Abraturr

22/11 – Amanhã

9h30 às 10h – Assessoria de imprensa nacional do turismo rural – Palestrante: Ariosto Mesquita – Repórter da Panorama Rural
10h às 11h – Assessoria de imprensa internacional para o turismo rural – Palestrante: Bill Hinchberger – Editor do Portal Brazilmax
13h às 14h – A Mídia Social na promoção do turismo rural – Palestrante: Alan Dubner – Diretor presidente da Cybermind

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *