Como controlar o açúcar no sangue?

A melhor maneira de manter uma boa saúde é controlar o nível de açúcar no sangue. procure mantê-lo sempre perto do normal  sem ter muitos altos e baixos. Para alguém quem não sofre de diabetes , o nível normal de açúcar no sangue antes de comer é de 70 a 115 mg/dl. Seu médico lhe informará qual deve ser o nível desejado pra seu controle.


Uma das melhores maneiras de saber como controlar o seu diabetes é medir seu próprio nível de açúcar no sangue. Normalmente, isto é feito através da colocação de uma gota de sangue sobre uma fita especial que é lida num medidor.Outra maneira é pelo exame de urina, que indica se há açúcar na sua urina, mas não informa qual o nível de açúcar no sangue. Ele também acusa se há cetonas na urina, e emcaso positivo, você deverá procurar um médico imediatamente.


Anote todos os dias em um diário ou em uma folha os seguintes dados: os níveis de açúcar no sangue e na urina; a comida que você come; quanto exercício você faz; os medicamentos que toma. O ideal é você fazer as anotações logo após cada situação, para não esquecer todos os detalhes. Anote os casos especiais que possam afetar o nível de açúcar no sangue. Por exemplo, alguns alimentos podem fazer o nível subir, enquanto os exercícios físicos podem baixá-lo.


O Nível de Açúcar no Sangue


Saber qual a causa do nível alto ou baixo de açúcar no sangue é o primeiro passo para controlá-lo. Aprenda como os medicamentos, os alimentos, o exercício físico e a tensão afetam o nível de açúcar no sangue.O nível de açúcar pode subir se você: come demasiadamente, estiver sobre muita tensão, não toma medicamento suficiente, estiver doente.


Comunique ao seu médico ou nutricionista se o nível de açúcar no seu sangue é sempre alto ou se isto ocorre apenas em determinadas horas do dia. Ele também deve ser avisado se você apresentar sintomas de nível alto de açúcar no sangue, como por exemplo: se você estiver cansado(a), se estiver urinando muito, se estiver com muita sede, se apresentar visão distorcida. É possível que você tenha que ajustar seus medicamentos, sua dieta alimentar ou suas atividades.


Se o nível de açúcar no seu sangue ficar abaixo de 70mg/dl, ele está demasiadamente baixo. Isto pode ocorrer pode ocorrer com pessoas que tomam medicamentos para diabete ou insulina. O nível de açúcar pode cair quando os medicamentos, a comida e as atividades físicas não estiverem equilibradas. Isso pode ocorrer se você: não comer o bastante, não comer na hora certa, fizer muito exercício.


O baixo nível de açúcar no sangue pode ocasionar: tremores, sono e cansaço, suores, instabilidade ou estado de confusão, fome, tonturas ou incoordenação, inquietação durante o sono noturno. Se você apresentar sintomas de baixo nível de açúcar no sangue, faça um teste o mais rápido possível. Se você estiver com o nível de açúcar baixo, trate-o alimentos ou açúcar de ação rápida, como: suco de frutas ou refrigerante, bombons, quatro bolachas, metade de um sanduíche ou outro alimento compatível. Faça outro exame de sangue após 15 minutos. Se ainda assim o nível continuar baixo, beba ou coma mais alimentos com açúcar de ação rápida. Marque o nível em seu diário de anotações.


Tente identificar o que pode estar fazendo baixar o nível de açúcar em seu sangue. Atividade física? Não se alimentou suficientemente? Alimentação qualitativamente inadequada? Peça orientação a seu médico; você pode ter que alterar sua medicação.


O objetivo é evitar grandes alterações no nível de açúcar no sangue. Na próxima vez, sabendo a causa dessas oscilações, você pode mudar os exercícios físicos ou a alimentação para resolver o problema. se você apresentar sintomas baixos de açúcar no sangue, mas não puder fazer um exame de sangue imediatamente, beba ou coma algum alimento. De qualquer forma não aguarde para se tratar, pois voc~e pode correr o risco de desmaiar. Seus familiares e amigos também devem ser avisados sobre os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue e de como tratá-los.


Nunca dirija se você estiver apresentando níveis baixos de açúcar. Se você toma comprimidos ou insulina, assegure-se de que no carro tenha suprimentos para poder tratar uma eventual baixa no seu nível de açúcar.Chame um médico se você não conseguir comer, vomitar, tiver muita diarréia, estiver com nível de sangue fora da meta que o médico estipulou, tiver cetonas na urina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *