Como saber se estamos com anemia?

 

Você está com um sentindo de cansaço e com falta de energia? Está com olheiras e a aparência pálida? Talvez você esteja com anemia.


A anemia é uma doença do sangue caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos, ou mais precisamente, da quantidade de hemoglobina presente nesses glóbulos. A hemoglobina é uma proteína muito importante do sangue, pois é ela que contém o ferro e o oxigênio necessários para alimentar os tecidos do corpo.


A causa mais comum é a falta de ferro, tanto devido a uma dieta pobre deste metal, quanto a uma perda intensa de sangue, como ocorre nos traumas ou nas menstruações fortes.


Os sintomas podem ser palidez, cansaço, falta de concentração, fraqueza e desmaios. Se, no caso de mulher, apresentar sintomas de sangramentos entre as menstruações, sangramentos muito fortes nos períodos menstruais ou se estiver com sintomas de gravidez, deve procurar um médico. As mulheres grávidas precisam aumentar a ingestão de ferro, para gerar uma criança sadia.


Em casos mais extremos, os sintomas são: presença de sangue nas fezes ou na urina. Neste caso deve-se procurar um médico com urgência.


Cuidando de você mesmo


O primeiro passo no tratamento de deficiência de ferro é saber sua causa. Se é devido a uma dieta pobre em ferro, você deve seguir algumas dicas:



  • Coma mais alimentos que sejam fontes de ferro, como: legumes verdes, carne vermelha, fígado, aves, peixe, gérmen de trigo, ostra, frutas secas e cereais enriquecidos com ferro.
  • Eleve sua absorção de ferro comendo alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tomates e morango, pois eles ajudam seu corpo absorver ferro dos alimentos. Carne vermelha não só contém ferro, como também aumenta absorção deste nutriente.
  • Não beba muito chá, pois eles contém substância que inibe a absorção de ferro.
  • Evite antiácidos, fosfatos, que são encontrados em refrigerantes, cervejas e outros, pois bloqueiam a absorção de ferro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *