Como se manter saudável na gravidez?

O teste de gravidez finalmente mostrou que está grávida!
A gravidez pode trazer muita felicidade a uma família. No entanto, também pode trazer inúmeros riscos para a mãe e para o bebé. É, muitas vezes, um dos eventos mais aguardados na vida de uma mulher, especialmente se foi difícil engravidar. Significa isto, que uma mulher grávida necessita de tomar algumas precauções para manter a sua saúde.
Aqui estão alguns conselhos para a grávida assegurar a sua saúde e a do bebé:



  • Comer bem.

Não é verdade que tem de comer por dois quando está grávida. Comer mais quantidade de comida da que é necessária para uma pessoa apenas vai causar aumento de peso. De acordo com pesquisas, uma mulher grávida necessita apenas de 200 a 300 calorias extra por dia. É claro que essas calorias extra não devem vir de doces, fast food, fritos, etc. Comer comida saudável, incluindo sempre fruta e vegetais, será o mais adequado tanto para a mãe como para o bebé.



  • Suplementos.

Uma mulher grávida deve tomar suplementos vitamínicos que contenham ácido fólico, melhor ainda se começar a tomá-los logo antes da concepção. Porquê o ácido fólico? Porque este micro-mineral, que se encontra preferencialmente nas folhas verdes dos vegetais, quando tomado em doses de 400 mcg diários antes e no inicio da gravidez,  reduz o risco de o bebé nascer com defeitos do tubo neural.



  • Acabe com os vícios.

Pode ser extremamente difícil para si deixar de fumar e deixar de beber o seu vinho preferido. Mas agora, é tempo de repensar as suas acções. A nicotina e o álcool podem causar graves danos ao seu bebé em formação. Normalmente, os bebés de mães fumadoras nascem com baixo peso, tem tendência a nascer prematuramente e têm mais probabilidade de sofrer Síndroma de Morte Súbita comparados com bebés de mães não-fumadoras. A cafeína é outra substância que deve ser evitada. Diga adeus à sua bica pelo bem do seu bebé.



  • Precauções

Mesmo antes de engravidar, não faz mal nenhum ter alguns cuidados pré-natais. Certificar-se de que é imune a certas doenças que podem afectar a sua gravidez é muito importante. Uma dessas doenças é a Rubéola, por exemplo. Também é bom saber o seu tipo de sangue para o caso de acontecer algum problema durante a gravidez.



  • Exercite-se, por si e pelo bebé.

O exercício é uma boa maneira de a mulher grávida se manter em forma, bem como o seu bebé. No entanto, em algumas condições é necessária aprovação do médico obstetra. Exercícios que melhorem a resistência dos músculos são adequados durante a gravidez, bem como estiramentos. Todas estas actividades devem ser feitas com alguma precaução, claro.
Concluindo, se uma mulher ambicionar um gravidez saudável, só tem simplesmente de ter um estilo de vida saudável.

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