Como sonda se aproxima da maior lua de saturno?

Cientistas da Nasa e da Agência Espacial Européia afirmaram que a sonda euro-americana Huygens está a caminho da maior lua do planeta Saturno, Titã.

O robô de exploração enviou um sinal confirmando ter deixado a nave-mãe, Cassini, ao centro de controle Jet Propulsion (propulsão a jato) da agência espacial americana em Pasadena, na Califórnia.


A Huygens, que tem 2,7 metros de largura, agora entrou em um estado de hibernação e só deve chegar ao satélite envolto em brumas de Saturno dentro de três semanas.


Ao entrar na atmosfera da Titã, a sonda terá apenas algumas horas para realizar a coleta de informações antes de suas baterias se esgotarem.


Será durante este intervalo que a Huygens estará alinhada com a nave Cassini, que deve atuar como estação retransmissora dos dados coletados pela sonda.


Oceano alienígena


Os pesquisadores aguardam ansiosamente quaisquer informações que o robô consiga enviar sobre o ar rico em nitrogênio da lua.


No entanto, a maior expectativa fica por conta das fotos da superfície da Titã.


A química e a temperatura (de cerca de 180ºC negativos) levam os cientistas a suspeitar que o corpo celeste possa abrigar lagos ou até mares de metano ou etano.


Se isso se confirmar, é muito possível que a Huygens mergulhe em água ao pousar e faça as primeiras medidas oceanográficas extraterrestres da História.


Até agora, todos as tentativas de fotografar a superfície da Titã em detalhes foram frustradas pelas brumas fotoquímicas que envolvem a lua e escondem as formas dela.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/12/041225_huygensebc.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *