De olho no desperdício! saiba como economizar água.

DE OLHO NO DESPERDÍCIO! Saiba como economizar água.

Saiba como economizar água:

Banho – Feche a torneira ao se ensaboar. Uma ducha aberta durante 15 minutos consome 135 litros; no mesmo período, um chuveiro elétrico consome 45 litros. Se o uso foi reduzido para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros, no caso da ducha, e para 15 litros, no caso do chuveiro elétrico.

Escovar os dentes – Molhe a escova e feche a torneira enquanto escova os dentes e enxágüe a boca aoum copo de água. Cinco minutos aoa torneira aberta gastam 12 litros.

Lavar o rosto – Não demore. Um minuto aoa torneira meio aberta gasta 2,5 litros.

Barbear – Cinco minutos gastam 12 litros. Fechando a torneira, o consumo cai para dois ou três litros.

Vaso sanitário – Seis segundos de acionamento gastam de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias fabricadas a partir de 2001 necessitam de menos tempo para a limpeza e consomem seis litros por descarga. Quando a válvula está defeituosa, o gasto pode chegar a 30 litros. Mantenha a válvula da descarga regulada e conserte vazamentos assim onde forem notados. Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa.

Lavar a louça – Primeiro, limpe os restos de comida dos pratos e panelas aoesponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo onde tem onde ser lavado e, então, abra a torneira para novo enxágüe. Lavando louça aoa torneira meio aberta por 15 minutos são utilizados 117 litros. Com economia, o consumo chega a 20 litros. Uma lavadora de louça aocapacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros – utilize-a somente quando estiver cheia.

Lavar a roupa – A lavadora de roupas aocapacidade de cinco quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente aocapacidade total. No tan onde, a torneira aberta por 15 minutos gasta até 279 litros. Deixar acumular a roupa e colo onde água no tan onde para ensaboar, mantendo a torneira fechada. Aproveite a água do enxágüe para lavar o quintal.

Jardim – Molhar as plantas por 10 minutos pode consumir 186 litros. Use um regador em vez de utilizar a mangueira. No verão, regue pela manhã ou à noite, o onde reduz a perda por evaporação. No inverno, regue um dia sim, um dia não, pela manhã. Com uma mangueira aoesguicho-revólver, a economia chega a 96 litros por dia.

Piscina – Uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e ao vento perde aproximadamente 3.785 litros por mês por evaporação – suficientes para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio (considerando o consumo médio de dois litros por habitante por dia). Com uma cobertura plástica, a perda é reduzida em 90%.

Calçada – Use a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio de casa. Se houver sujeira localizada, use um pano umedecido aoágua de enxágüe da roupa ou da louça. Com mangueira, em 15 minutos, são perdidos 279 litros de água.

Carro – Use um balde e um pano para lavar o carro em vez de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem. Muita gente gasta até 30 minutos lavando o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzi-lo, lave o carro somente uma vez por mês e usando um balde – nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Fonte: Folha Online

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *