Direito digital

O primeiro e mais importante passo a ser dado na construção de um relacionamento através do email marketing é a auditoria nos pontos de prospecção de cadastros.

Os pontos de prospecção são, por exemplo, os formulários em seu website, hotsites promocionais, websites de parceiros, dentre outros. Estes pontos precisam estar preparados, não somente para receber os dados, como também para validá-los.

A validação dos dados deve ser feita pela verificação da sintaxe do email informado, confirmação da autorização do recebimento de mensagens e pelo double opt-in, que é o envio de um email para confirmação. Desta forma, o cadastro somente é ativado quando o destinatário clicar na mensagem para confirmar a solicitação.

Abaixo listo alguns métodos aplicados por filtros anti-spam que estão relacionados à maneira como a prospecção de emails é realizada:

Spam trap

É um método utilizado como armadilha para aqueles que realizam spam. Administradores de grandes provedores criam endereços de emails “fantasmas”, em que robôs monitoram as mensagens recebidas.

Como estes e-mails nunca serão double opt-in, pois não são endereços cadastrados em formulários de websites, todo email marketing recebido será spam. Os emails identificados como spam são submetidos às regras específicas de cada provedor, podendo prejudicar a reputação do remetente e até colocá-lo em blacklist.

Quantidade de emails inválidos

É muito importante construir um mecanismo de verificação da digitação do email nos formulários de cadastro e adotar o double opt-in. Estes dois processos evitam a inclusão de endereços inválidos e o cadastramento de emails não autorizados.

Os filtros de spam utilizam estatísticas de entrega para atribuir a reputação do remetente. O provedor UOL, por exemplo, bloqueia o servidor de envio que gerar mais de 10% de erros sobre a quantidade de emails processados*. Outros provedores afirmam adicionar o endereço do remetente em blacklist, em situações como esta.

Emails invativos

Existem ainda provedores que monitoram se seus emails são constantemente abertos pelos destinatários. Caso você tenha um percentual de abertura baixo e continue entregando mensagens para tais destinatários, há grandes chances de suas próximas mensagens serem direcionadas para a caixa de spam. Inclusive dos destinatários que costumam ler seus emails.

Procure criar uma rotina para desativar os emails que não abrem nem clicam em suas mensagens há mais de 90 dias. Naturalmente este prazo deve ser ajustado de acordo com a periodicidade de sua comunicação.

* fonte: http://email.uol.com.br/postmaster/

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