Dissertação de análise mecanística






























































Dissertação de Mestrado
Título original Análise comparativa de pavimentos dimensionados através dos métodos empírico do DNER e mecanístico e proposta de um catálogo simplificado de pavimentos para a região de Campo Grande (MS)
Autor Bezerra Neto, Rogerio Silveira
E-mail [email protected]
Unidade Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)
Área de concentração Transportes
Orientador ¤ Parreira, Alexandre Benetti
Banca Examinadora ¤ Motta, Laura Maria Goretti da
¤ Parreira, Alexandre Benetti
¤ Pinto, Salomão
Data da Defesa 19/02/2004
Palavras-chave ¤ análise mecanística
¤ curva de fadiga
¤ dimensionamento de pavimentos
¤ ensaios de compressão diametral
¤ ensaios triaxiais cíclicos
¤ método do DNER
¤ método empírico
¤ método mecanístico
¤ módulo de resiliência
¤ pavimentação
¤ pavimentos flexíveis
¤ projeto de pavimentos
Resumo Original
Este estudo tem como objetivo principal comparar estruturas de pavimentos flexíveis projetadas através dos métodos empírico do DNER e mecanístico, considerando-se alguns materiais de pavimentação utilizados na região de Campo Grande, estado do Mato Grosso do Sul. Como objetivos decorrentes, pode-se destacar a obtenção das características resilientes e de fadiga destes materiais e a proposta de um catálogo simplificado de estruturas de pavimentos para a referida região. Para a efetivação da pesquisa, foram coletados materiais típicos do subleito da região e daqueles mais utilizados na composição de bases e capas dos pavimentos locais. Após as suas caracterizações, realizaram-se ensaios de compactação, CBR, triaxiais cíclicos e compressão diametral estática e dinâmica. As análises mecanísticas foram realizadas utilizando-se o programa computacional FEPAVE, que leva em conta o comportamento elástico não-linear dos materiais, considerando-se o critério de confiabilidade. A partir da análise comparativa dos métodos de dimensionamento, observou-se que, ora as estruturas estabelecidas pelo método mecanístico são idênticas às determinadas pelo método do DNER, ora são mais esbeltas, ora são menos esbeltas, dependendo do tipo de material que constitui as camadas e do nível de confiabilidade adotado. Verificou-se ainda que a caracterização dos materiais através dos ensaios de módulo de resiliência, vida de fadiga e deformação permanente é imprescindível quando se deseja projetar um pavimento empregando-se o método mecanístico. Por fim, elaborou-se um catálogo simplificado de pavimentos flexíveis para a região de Campo Grande – MS, com as intenções de contemplar o uso de materiais locais e auxiliar os engenheiros na concepção de seus projetos
Título em Inglês Comparative analysis of pavements designed by the empirical (DNER) and mechanistic methods and proposal of a simplified catalog of pavements for the area of Campo Grande (MS)
Palavras-chave em Inglês ¤ design of pavements
¤ diametrical compression test
¤ empirical method
¤ fatigue curve
¤ flexible pavements
¤ mechanistic method
¤ paving
¤ repeated load triaxial test
¤ resilient modulus
Resumo em Inglês
This study has as main objective to compare structures of flexible pavements designed by two different methods, the DNER empirical method and the mechanistic method, being considered some paving materials used in the area of Campo Grande, state of Mato Grosso do Sul. As secondary objectives, it can stand out the obtaining of the mechanical properties of these materials and the proposal of a simplified catalog of flexible pavements for the referred area. For the accomplishment of the research, typical materials of subgrade, base course and surface layer were collected. After their characterizations, tests of compaction, CBR and repeated load were executed. The mechanistic analyses were accomplished being used the software FEPAVE, that takes into account the non-linear resilient modulus of the materials, being considered the reliability criterion. Starting from the comparative analysis of the design methods, it was observed that the structures established by the mechanistic method can be identical, more slender or less slender to the ones obtained by the empirical method, depending on the type of the material that constitutes the layers and the reliability level adopted. It was also verified that the characterization of the materials by repeated load tests (resilient modulus, fatigue’s life and permanent deformation) is indispensable when one want to project a pavement being used the mechanistic method. Finally, a simplified catalog of flexible pavements was elaborated for the area of Campo Grande – MS, with the intentions of to contemplate the use of local materials and to aid the engineers in the conception of their projects
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Nome Tamanho
¤ dissertacao_rogerio.pdf 2.11 Mb
Data de Publicação 14/07/2004

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