Dissertação de estudo exploratório com internautas brasileiros






























































Dissertação de Mestrado
Título original Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
Autor Donega, Ricardo Angelotti
E-mail [email protected], professordone
Unidade Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
Área de concentração Administração
Orientador ¤ Carvalho, Dirceu Tornavoi de
Banca Examinadora ¤ Carvalho, Dirceu Tornavoi de
¤ Marassia, Daniela Carnio Costa
¤ Urdan, Flávio Torres
Data da Defesa 30/09/2004
Palavras-chave ¤ Atitude
¤ Comércio eletrônico
¤ Leilão on-line
Resumo Original
O objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dimensões que formam a atitude do internauta em relação aos sites de leilão on-line, por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados e posterior avaliação da atitude global. Inicialmente são apresentados os conceitos referentes a atitude sobre uma perspectiva histórica e, os modelos estruturais mais conhecidos e as formas mais utilizadas para se avaliar as atitudes. São apresentados também os conceitos referentes ao comércio eletrônico com foco no modelo de leilões on-line. É desenvolvida uma escala para se medir atitudes, com base tanto na literatura encontrada como por meio de entrevistas com usuários do site. Para se analisar e validar a escala, é feita uma pesquisa exploratória com mais de quinhentos internautas onde por meio do uso de análise fatorial, chega-se a um modelo onde à atitude global foi avaliada.
Título em Inglês Attitudes towards on-line auctions: a study with brazilians internet users.
Palavras-chave em Inglês ¤ Attitude
¤ Eletronic commerce
¤ On-line auction
Resumo em Inglês
The aim of this research paper is to identify the dimension of internauts? attitudes towards online auctions? websites through a questionnaire application for data collecting and posterior evaluation of global attitude. This paper presents at first some attitude concepts from a historical perspective, the most known structural models and the most used ways for attitude evaluating. Some concepts about eletronic commerce, focusing on online actions are also discussed. Then a scale was developed based on the literature review and in interviews made with the website?s users, in order to measure attitudes. With the purpose of analyzing and validating the scale an exploratory research was done with more than five hundred internauts and using factorial analysis a model where the global attitude was evaluated has been constructed.
Arquivos








Nome Tamanho
¤ Dissertacao.pdf 1.01 Mb
Data de Publicação 19/09/2007

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *