Dissertação de terminais de contêineres e veículos






























































Dissertação de Mestrado
Título original Modelo econômico-operacional para análise e dimensionamento de terminais de contêineres e veículos.
Autor Fernandes, Marcelo Gomes
E-mail [email protected]
Unidade Escola Politécnica (EP)
Área de concentração Engenharia Naval
Orientador ¤ Botter, Rui Carlos
Banca Examinadora ¤ Botter, Rui Carlos
¤ Brinati, Marco Antonio
¤ Gualda, Nicolau Dionisio Fares
Data da Defesa 19/04/2001
Palavras-chave ¤ containers
¤ contêineres
¤ modelo
¤ portos
¤ simulação
¤ terminais
Resumo Original
Com a crescente demanda do transporte multimodal conteinerizado verificado no Brasil, o gerenciamento dos processos logísticos associados ao transporte e às operações portuárias tornou-se uma atividade complexa, envolvendo uma vasta quantidade de variáveis que interferem no desempenho das operações. Na atual conjuntura, a busca pela eficiência nos processos logísticos constitui um fator primordial nesta área. A utilização da simulação como ferramenta permite a visualização minuciosa no desempenho dos recursos utilizados demonstrando ser uma ferramenta poderosa e muito eficiente nas tomadas de decisões e solução de problemas. O modelo computacional desenvolvido permite avaliar as configurações criadas e os arranjos dos equipamentos utilizados, bem como uma variação do número de equipamentos, isto é, uma completa simulação do sistema portuário. Essa simulação, baseada numa movimentação estimada, permitirá o cálculo dos tempos de espera em fila, tempo de atendimento, taxa de ocupação dos equipamentos. Pode-se também variar os arranjos internos do terminal, alterando os tempos das operações envolvidas, podendo assim melhorar o terminal reduzindo tempos de espera e os custos por contêiner movimentado. Em resumo, o trabalho propõe uma metodologia que permite criar arranjos de um terminal de contêineres e veículos, melhorá-los através do modelo de simulação e calcular qual os custos desse terminal, baseando-se na previsão de movimentação de cargas. As melhorias propostas nos arranjos têm como objetivo melhorar a eficiência do terminal, de forma que os custos por unidade de carga movimentada sejam reduzidos, melhorando assim a taxa interna de retorno do investimento.
Título em Inglês Economical and operational model for analisis and design of containers and vehicles terminals.
Palavras-chave em Inglês ¤ ports
¤ simulation
¤ terminals
Resumo em Inglês
With the growing demand of the containerized multi-modal transport verified in Brazil, the logistics management processes in associating with the transport and the port operations became a complex activity, involving a great number of variables that interfere in the operation performance. In the current conjuncture, the search for the efficiency in the logistical processes constitutes a primordial factor in this area. The use of the simulation allows to model complex systems, being a very powerful and efficient tool as a decision-making in working out problems. In this context a simulation model associated with a spreadsheet cost was elaborated to allow the design of the port system in which will operate containers and vehicles, permitting to test a set of resources levels, for example: the number of reach stackers, trucks and ship-to-shore cranes. The model allows to choose the demand of containers (TEU per year) and vehicles (units per year), number of berths, ship-to-shore cranes, reach stackers, also the other parameters like as the operational average times for each equipment. After the simulation of the port system for a defined period of time, we are able to analyse the design of the port equipments and the operational cost and investments. It may realize with a sensibility analyses on the system parameters and verify those influences in the final cost.
Arquivos








Nome Tamanho
¤ dissertacao_marcelo_fernandes.pdf 1.26 Mb
Data de Publicação 21/02/2002

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