Doenças causadas por calcificação em tecido mole

Doenças causadas por calcificação em tecido mole
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Índice

* 1 Calcificação patológica
o 1.1 Calculose
o 1.2 Calcificação distrófica
o 1.3 Calcificacão metastática

Calcificação patológica

Termo utilizado quando ocorre alterações metabólicas celulares levando a depositação de sais, principalmente de cálcio, em locais onde nao é comum tal processo, ou seja, uma calcificação fora do tecido ósseo devido a uma alteração da atividade normal do corpo. Existem diferentes tipos de calcificação:

Calculose

Quando a calcificação ocorre em regiões tubulares que nao sejam vasos sangüíneos (vias urinárias), resultando em cálculos. Tal processo é fácilitado caso o meio seja alcalino e possua grande concentração de carbonato de cálcio e fosfato de cálcio.

Calcificação distrófica

Quando ocorre o acúmulo de sais em tecidos previamente lesados. A aterosclerose, por exemplo, facilita a deposição de sais e a conseqüente formação de placas. No entanto, a calcificação distrófica não traz maiores conseqüências para o local.

Calcificacão metastática

Quando ocorre um aumento anormal do teor de cálcio no sangue (hipercalcemia), não necessitando de uma lesão prévia. Tal aumento causa a precipitação do íon cálcio ao se unir com o fosfato. Esse processo pode ocorrer em diversos tecidos do corpo, chegando a comprometer suas funções.

Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.

O estudo dos tecidos biológicos chama-se histologia; na medicina, o estudos dos tecidos como meio de diagnóstico duma doença é a histopatologia.

Tipos de tecidos biológicos

Os tecidos biológicos podem dividir-se em:

* Tecidos animais
* Tecidos vegetais

Alguns exemplos de tecidos dos vertebrados são os epitélios, que forram a superfície dos órgãos, o tecido muscular, o tecido que forma os ossos (tecido ósseo), o sangue, o tecido nervoso, a medula óssea , que produz as células do sangue e os vários tecidos glandulares.

Nas plantas vasculares, os tecidos equivalentes aos vasos sanguíneos dos vertebrados são o xilema e o floema. Outros tecidos das plantas são os parênquimas e os meristemas, que são responsáveis pelo crescimento da planta. os tecidos são extremamente importante para o corpo, humano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *